Avançar para o conteúdo principal

Simplicidade da vida.


Esta história foi retirada do livro “4 Horas por Semana” de Timothy Ferris.
Achei interessante, pois reflecte as mudanças fundamentais que adiamos até nos vermos forçados a fazê-las.
“Um homem de negócios americano passou umas férias numa pequena aldeia costeira mexicana por ordem do médico. Não conseguindo dormir após um telefonema urgente do escritório, logo na primeira manhã foi até ao cais para desanuviar a cabeça.
Um pequeno barco com apenas um pescador tinha acostado e dentro estavam vários grandes atuns de barbatanas amarelas.
O americano elogiou o mexicano pela qualidade do peixe.
- Quanto tempo demorou a apanhá-los? – perguntou.
- Pouco tempo – replicou o mexicano num inglês surpreendentemente correcto.
- Porque mais tempo no mar e apanha mais peixe? – perguntou então o americano.
- Tenho o suficiente para sustentar a minha família e dar alguns aos amigos – explicou, enquanto descarregava para um cesto.
- Mas….o que faz o resto do tempo?
O mexicano ergueu os olhos e sorriu.
- Durmo até tarde, pesco um pouco, brinco com os meus filhos, faço uma sesta com a minha mulher, Júlia, e vou até a aldeia todas as noites, onde bebo vinho e toco viola com os amigos. Tenho uma vida cheia e ocupada, senhor.
O americano riu-se e ergueu a cabeça.
- Caro senhor, tenho um MBA por Harvard e posso ajudá-lo. Devia passar mais tempo a pescar e, com os lucros, comprar um barco maior. Dentro de pouco tempo podia comprar vários, porque apanhava mais peixe. Podia, por fim, ter uma frota de barcos de pesca – e continuou: – Em vez de vender o que apanhasse a um intermediário, podia fazê-lo directamente aos consumidores, abrindo por fim a sua própria fábrica de conservas. Controlaria o produto, processamento e distribuição. Precisaria de sair desta pequena aldeia piscatória, claro, e mudar-se para a Cidade do México, depois para Los Angeles e, por fim, para Nova Yorque, onde podia dirigir a sua empresa em expansão com a gestão adequada.
O pescador mexicano acrescentou:
- Mas, senhor, quanto tempo levaria tudo isso?
- Entre 15 a 20 anos. No máximo 25 – disse o americano.
- Mas, e então depois, senhor?
O americano riu-se e acrescentou:
- Essa é a parte melhor. Quando chegasse a altura certa, anunciaria uma oferta pública inicial, venderia as acções da empresa ao público e ficaria muito rico. Faria milhões.
- Milhões, senhor? E depois?
- Então reformava-se e mudava-se para uma pequena aldeia piscatória, onde dormiria até tarde, pescaria um pouco, brincaria com os miúdos, faria uma sesta com a sua mulher e iria todas as noites até à aldeia, onde poderia beber vinho e tocar viola com os seus amigos……”
Esta fábula é o exemplo que precisamos quando estamos adiando, adiando, arranjando desculpas para sair de uma vida sem sentido, achando que algures, daqui a uns anos seremos contemplados com a felicidade.
Adiamos com medo do que vamos encontrar. 
É natural…..
Mas, muitas vezes, é na simplicidade que estão as melhores oportunidades.
Se realmente desejas mudar, deverás fazê-lo agora, neste preciso momento, pois viver adiando só ira comprometer ainda mais a tua felicidade.
Neste link poderás encontrar a fórmula que encontrei para poder viver a vida que eu sempre quis…
Um Abraço


Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Criar um Blog do Zero

Tenho notado actualmente uma grande publicidade à  criação de Blogs , seja por motivos profissionais  – como uma forma de  ganhar dinheiro  – seja por motivos pessoais – gostar de escrever e poder levar as suas ideias ao mundo. Nunca os  Blogs  foram tão populares na Internet e cada vez mais pessoas e empresas querem criar um  Blog do zero  para desenvolverem os seus negócios e divulgação dos seus produtos. Qualquer que seja o motivo que leva a querer  criar um Blog do zero , a verdade é que não tão simples assim configurar um Blog, usar as ferramentas adequadas e escrever, para poder atrair muitas pessoas ao seu Site/Blog e assim poderem ver o seu produto. Eu confesso que quando iniciei com esta história de ter um  Blog , porque foi sempre um forte desejo, como forma de promover a área do fitness, saúde e bem-estar, não tinha qualquer informação acerca de como criar. Fiz como a maioria das pessoas. Pesquisei na Internet, ...

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama...

O Caminho para a Liberdade Existe?

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio Imagina que vives uma vida em que dedicas todo o teu tempo àquilo que gostas de fazer! Imagina que dedicas quase toda a tua atenção a um projecto criado por ti, em vez de seres uma simples peça numa máquina que existe para enriquecer os outros! Imagina que te despedes do teu patrão e lhe entregas a carta de demissão lhe comunicando que vais Mudar de Vida e que não vais mais seguir ordens, horários rígidos, e que vais fazer as coisas na tua vida à tua maneira e ao teu ritmo! Imagina que hoje é o teu primeiro dia de Liberdade e que te preparas para trabalhar ligando o teu computador portátil no teu “escritório” em casa! Milhares de pessoas por todo o mundo estão a fazer exactamente isto. Estamos todos a reescrever as novas regras do trabalho, tornando-nos chefes de nós mesmos e criando um novo futuro. Este novo modelo de trabalho está a desenvolver-se a um bom ritmo para...

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t...