Avançar para o conteúdo principal

Os 13 maiores erros dos “Novos Ricos”



Os “Novos Ricos”, na opinião de Timothy Ferris, autor do best seller “4 Horas por Semana”, são todos aqueles que decidem ser empreendedores, que decidiram um dia fazer tudo aquilo que realmente gostam.

Sãos os que “reescreveram as regras do trabalho para ganhar tempo”, um tempo de qualidade e um novo estilo de vida.
E na concepção de um estilo de vida melhor, os erros são o aspecto mais importante a ter em conta.

Eis alguns descuidos a ter em conta, segundo o autor, se quisermos abraçar este movimento dos chamados “Novos Ricos”:
1 – Perder de vista os sonhos e cair no trabalho apenas pelo trabalho – todos temos sonhos, mas muitas vezes ficamos presos no trabalho e esquecemos o mais importante: qualidade de vida.
2 – Controlar o  excesso de tempo nas redes sociais, enviar e-mails ou sms, para preencher o tempo – Estabeleça prioridades, cenários para problemas e regras, e limites para tomadas de decisão autónomas.
3 – Tratar de problemas que as suas empresas em outsourcing ou colegas de trabalho podem tratar.
4 – Ajudar empresas em outsourcing ou colegas de trabalho com o mesmo problema mais do que uma vez, ou em situações que não representam crises nem urgências.
5 – Andar atrás de clientes, particularmente potenciais clientes não qualificados ou internacionais, quando tem cash flow suficiente para financiar as suas actividades não financeiras.
6 – Responder a e-mails que não resultarão numa venda ou que podem ser respondidos através de “Perguntas e Respostas mais Frequentes” ou do respondedor automático.
7 – Trabalhar onde vive, dorme ou onde se devia descontrair – separe os seus ambientes, designando um espaço único para trabalhar e outro para se divertir ou descontrair.
8 – Não efectuar uma minuciosa análise 80/20 a cada duas ou quatro semanas para o seu negócio ou vida pessoal.
9 – Esforçar-se por atingir a infinita perfeição em vez de óptimo ou simplesmente bom, quer na sua vida pessoal, quer na profissional.
10 – Empolar miniaudiências e pequenos problemas para um nível desproporcionado, como desculpa para trabalhar.
11 – Transformar questões que não são delicadasem termos de tempo, em urgentes, para justificar trabalho.
12 – Considerar um produto, emprego ou projecto como tudo o que interessa na sua existência – A vida é demasiado curta para desperdiçar, mas também demasiado longa, para se ser pessimista ou niilista.
13 – Ignorar as recompensas sociais da vida – Rodei-se de pessoas sorridentes e positivas que não tenham absolutamente nada a ver com trabalho. A felicidade partilhada na forma de amizade e amor é felicidade multiplicada.

Estes são os maiores erros, na opinião de Timothy Ferris, que cometem os “Novos Ricos” quando decidem romper com as amarras de um trabalho extenuante, que rouba muitas horas diárias, para se transformar numa pessoa que procura um melhor estilo de vida.

Espero que este artigo vos tenha sido útil.
 

Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Criar um Blog do Zero

Tenho notado actualmente uma grande publicidade à  criação de Blogs , seja por motivos profissionais  – como uma forma de  ganhar dinheiro  – seja por motivos pessoais – gostar de escrever e poder levar as suas ideias ao mundo. Nunca os  Blogs  foram tão populares na Internet e cada vez mais pessoas e empresas querem criar um  Blog do zero  para desenvolverem os seus negócios e divulgação dos seus produtos. Qualquer que seja o motivo que leva a querer  criar um Blog do zero , a verdade é que não tão simples assim configurar um Blog, usar as ferramentas adequadas e escrever, para poder atrair muitas pessoas ao seu Site/Blog e assim poderem ver o seu produto. Eu confesso que quando iniciei com esta história de ter um  Blog , porque foi sempre um forte desejo, como forma de promover a área do fitness, saúde e bem-estar, não tinha qualquer informação acerca de como criar. Fiz como a maioria das pessoas. Pesquisei na Internet, ...

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama...

O Caminho para a Liberdade Existe?

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio Imagina que vives uma vida em que dedicas todo o teu tempo àquilo que gostas de fazer! Imagina que dedicas quase toda a tua atenção a um projecto criado por ti, em vez de seres uma simples peça numa máquina que existe para enriquecer os outros! Imagina que te despedes do teu patrão e lhe entregas a carta de demissão lhe comunicando que vais Mudar de Vida e que não vais mais seguir ordens, horários rígidos, e que vais fazer as coisas na tua vida à tua maneira e ao teu ritmo! Imagina que hoje é o teu primeiro dia de Liberdade e que te preparas para trabalhar ligando o teu computador portátil no teu “escritório” em casa! Milhares de pessoas por todo o mundo estão a fazer exactamente isto. Estamos todos a reescrever as novas regras do trabalho, tornando-nos chefes de nós mesmos e criando um novo futuro. Este novo modelo de trabalho está a desenvolver-se a um bom ritmo para...

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t...