É simplesmente impossível ser um grande líder sem sermos um bom comunicador.
Mike Myatt, consultor de gestão de líderes da
Fortune 500 CEO e N2growth.
Uma comunicação eficaz é uma componente essencial do sucesso profissional, seja a um nível interpessoal, intergrupal, intragrupal, organizacional ou externo e o aspeto mais importante que os grandes comunicadores têm em comum é o de possuírem um senso de consciência situacional e contextual (Mike Myatt, 2012).
Na opinião deste autor, os melhores comunicadores são grandes ouvintes e astutos nas suas observações.
Os grandes comunicadores têm a capacidade para ler pessoas e/ou grupos através da deteção de estados de espirito, dinâmicas, atitudes, valores e preocupações daqueles com quem comunicam.
Não só entendem o ambiente onde estão inseridas essas pessoas, mas têm também a incrível capacidade de adaptar as suas mensagens a esses mesmos ambientes.
Comunicação eficaz é aquela que gera os resultados desejados e nem sempre é essa a realidade que presenciamos na vida empresarial.
A única forma de melhorar a comunicação nas organizações é através de um trabalho de autoconhecimento e aprendizagem da forma como cada pessoa se comunica.
Uma comunicação de liderança é uma mensagem de importância significativa que flui do líder para os interlocutores chave –a sua equipa, clientes, investidores, e, em alguns casos o público (Robbins, 2004) e deve estar vinculada à cultura e aos valores da instituição e focada na visão, missão e na ação, podendo ser direcionada para um indivíduo, uma equipa ou para a organização, e, o seu propósito é o de estreitar e fortalecer a confiança entre os líderes e os liderados.
Para tal o líder deve possuir habilidades para conduzir o grupo e, entre essas habilidades inclui-se a comunicação, que deve se dar de tal forma a motivar a sua equipa a atingir os objetivos pretendidos.
Para manter um processo eficaz de comunicação na liderança o líder deve (Lovizzaro, 2009):
- Ser consistente;
- Determinar metas e objetivos claros e confiáveis,
- Obter o comprometimento de todos os envolvidos na organização.
- Estar pessoalmente envolvido no processo de desenvolvimento da sua equipa;
- Manter o comportamento alinhado com as mensagens transmitidas;
- Enfatizar a importância da comunicação entre todos os níveis hierárquicos, bem como em todos os sentidos, ou seja de cima para baixo e da base para o topo da pirâmide da instituição;
- Estar disponível para ouvir;
- Fazer do processo de feedback uma prática comum
Um Abraço
LuÍsa de Sousa
- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário