domingo, 17 de julho de 2016

Mat Pilates para Esculpir o corpo todo – 23 minut


Mat Pilates ou o Método pilates foi criado na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates, tendo por base a contrologia ou o estudo do controle postural (Kolyniak, CavalcantI & Aoka 2004) e pode ser definido como um treino físico e mental, que promove a harmonia entre o corpo e a mente, melhorando a consciência corporal e bem-estar físico e mental (Pires & Sá, 2005).

Os 6 princípios básicos do Pilates

O método pilates é baseado em seis princípios básicos, que são: centro, controle, concentração, fluidez dos movimentos, precisão e respiração (Aparício & Perez, 2005).
  • Centro: o corpo tem um centro físico, onde se originam todos os movimentos, chamado de powerhouse (Centro de Força), o qual é composto pelos músculos abdominais, lombares e glúteos. Preconiza-se o reforço desse centro para promover a sustentação da coluna, dos órgãos internos e manutenção de uma boa postura;
  • Controle: o praticante deve ter total controlo do seu corpo, conhecendo e respeitando as suas limitações, procurando vencê-las para atingir a perfeita execução de cada movimento;
  • Concentraçãoa execução dos movimentos deve ser realizada, mantendo-se numa total concentração no centro de força, além da observação atenta de cada movimento necessário para a realização dos exercícios, para que se obtenha uma boa consciência corporal;
  • Movimento: os movimentos realizados durante a execução de cada exercício devem respeitar a fluidez e a harmonia;
  • Precisão: a precisão está diretamente ligada ao controle. Concentrando-se em cada etapa do movimento e conhecendo o corpo, é possível desenvolver o controlo necessário para se obter a precisão de cada movimento;
  • Respiração: Pilates enfatiza a importância de manter os níveis de oxigenação da circulação sanguínea. Este é o resultado de uma respiração adequada durante os exercícios, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. No Método Pilates todos os exercícios são associados à respiração.

Benefícios do Pilates

Tendo em conta estes seis princípios, pode-se enumerar os benefícios da prática o método pilates (Pires & Sá, 2005; Aparício & Perez, 2005; Crowther, 2010, Viegas, 2008):
  • correção postural;
  • aumento do equilíbrio e coordenação motora;
  • alívio e prevenção de dores musculares;
  • aumento da força e resistência muscular;
  • aumento do controle muscular;
  • prevenção de lesões;
  • melhora da capacidade respiratória;
  • aumento da agilidade e flexibilidade;
  • tonificação e definição da musculatura corporal;
  • melhoria do condicionamento físico e mental;
  • integração do corpo e da mente;
  • harmonização dos movimentos diários;
  • aumento da consciência corporal; alívio do stress;
  • aumento da auto-estima.
Com o método Pilates são exercitados, sobretudo, os grupos musculares mais profundos (Pires & Sá, 2005). Através dos exercícios suaves, mas eficazes, consegue-se uma harmonização entre a mobilidade e os movimentos controlados (Viegas, 2008). Segundo o autor, o equilíbrio natural dos músculos é restabelecido, os músculos encurtados são alongados, os músculos enfraquecidos, são fortalecidos.
As técnicas incluídas no método Pilates são adequadas a todos aqueles que querem cuidar de si mesmo e do seu corpo, tendo em vista a redução das tensões, dos problemas nas costas e das dores, a prevenção ativa dos problemas de saúde e a melhoria da estética corporal (Crowther, 2010).
Segundo a autora, através da respiração consciente e no foco da execução de cada exercício, o praticante aprende a concentrar-se, a detetar zonas tensas do corpo, sendo que o princípio fundamental consiste no controlo de todos os músculos do corpo através da mente, sendo necessária uma concentração intensa em cada movimento e em cada posição.
Mat Pilates, pequena variante do método Pilates, é composto por exercícios de pilates, mas feitos no solo.
Ideal para aqueles que trabalham ou que passam muitas horas de pé, este treino de Mat Pilates é um verdadeiro oásis para o bem estar.
Um abraço
Luísa de Sousa
Fonte: https://youtu.be/mzvM1QEoxJc