sábado, 7 de fevereiro de 2015

10 tipos de pessoas que devemos evitar quando somos empreendedores



No nosso dia-a-dia, como empreendedores, lidamos com pessoas de diferentes características.
Muitas delas não podemos evitar, ou porque fazem parte do nosso projecto, ou porque fazem parte do nosso círculo de amizades.
No entanto devemos conhecer algumas características que poderão afectar a nossa performance e hipotecar o nosso desenvolvimento como empreendedores.
E como convivemos com estas pessoas o tempo todo convém reconhecer estas características e limitar a nossa exposição a estas pessoas ou até mesmo cortar certos laços para nos protegermos.
Aqui vão alguns sinais que nos fazem identificar este tipo de pessoas:
1 – As Arrogantes – São aqueles que acham que sabem tudo e que são superiores aos outros. São tão arrogantes que até intimidam-nos e limitam as nossas acções. Este tipo de pessoas nunca elogiam nem mostram confiança naquilo que os outros fazem, pois admitir o valor dos outros interfere na sua arrogância.
2 – As Vítimas – São aquelas que nunca se responsabilizam pelos seus erros. Vitimizam-se com tudo e por tudo e culpam tudo e todos pelo seu fracasso.
3 – As Controladoras – São as que sabem tudo, sabem a melhor forma de fazer tudo, mas são profundamente inseguras. O problema quando lidamos com este tipo de pessoas é que nunca poderás dar a tua opinião, por melhor que seja.
4 – As Invejosas – Estas nunca estão felizes com o que têm e são incapazes de ficarem felizes com o que acontece de bom aos outros.Acreditam que, a acontecer algo de bom, terá de ser para elas, nunca para os outros.
5 – As Mentirosas – São aquelas que nunca sabemos no que acreditar. São aquelas que nunca podemos confiar nas suas promessas ou palavras. 
6 – As Negativas – São as que vivem constantemente irritadas, ressentidas e desconfiadas de tudo e de todos. São aquelas que sugam os nosso sonhos.
7 – As Gananciosas – São aqueles que querem mais e mais e mais, o seu e o dos outros. Nunca estão satisfeitas com nada.
8 – As que Julgam – São as que julgam apenas para criticar sem dados objectivos para o fazer. Tiram conclusões precipitadas sobre tudo e todos. Não sabem comunicar nem ouvir.
9 – As Bilhardeiras – São as que falam da vida das outras pessoas e não conseguem distinguir a realidade da ficção.
10 – As sem Carácter – São as que não têm integridade nem honestidade. São traidoras, manipuladoras e fazem, de tudo para conseguirem o que querem.
Se queres ter sucesso como empreendedor deverás reconhecer estas características naqueles que lidam contigo e, se não puderes evitá-las, pelo menos saber lidar com estas pessoas.
Este artigo foi inspirado no artigo da Revista Globo de 10-10-2014.
Um abraço
Luísa de Sousa
Clica neste link e acede ao projecto que estou a desenvolver a partir de casa 100% Online.