segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Criar um Blog do Zero



Tenho notado actualmente uma grande publicidade à criação de Blogs, seja por motivos profissionais  – como uma forma de ganhar dinheiro – seja por motivos pessoais – gostar de escrever e poder levar as suas ideias ao mundo.
Nunca os Blogs foram tão populares na Internet e cada vez mais pessoas e empresas querem criar um Blog do zero para desenvolverem os seus negócios e divulgação dos seus produtos.
Qualquer que seja o motivo que leva a querer criar um Blog do zero, a verdade é que não tão simples assim configurar um Blog, usar as ferramentas adequadas e escrever, para poder atrair muitas pessoas ao seu Site/Blog e assim poderem ver o seu produto.
Eu confesso que quando iniciei com esta história de ter um Blog, porque foi sempre um forte desejo, como forma de promover a área do fitness, saúde e bem-estar, não tinha qualquer informação acerca de como criar.
Fiz como a maioria das pessoas.
Pesquisei na Internet, configurei passo-a-passo, conforme as instruções um blog gratuito, quis tudo gratuito, não fosse a coisa correr mal, e lá fui eu escrevendo artigos diariamente, esperando que alguém notasse esta minha nobre vontade de ajudar os outros a terem uma melhor qualidade de vida.
Escusado será dizer que tive muitas poucas visitas, nem o meu blog aparecia nas páginas iniciais dos motores de busca.
E para ter alguma visibilidade postava o link do artigo no facebook para que os meus amigos tivessem acesso.
Passavas horas, dias, a ver os blogs da concorrência e mudava o meu tema, fotos, actualizava artigos constantemente, pois o meu Blog, aos meus olhos, parecia o pior de todos.
Havia sempre outros muito, mas muito melhores, com o mesmo tema e nicho, e claro isto desesperava-me.
Sei que existe muita gente que está a iniciar o mundo dos Negócios Online e que necessita de um Blog, para poder divulgar o seu produto.
Aqui reside o problema, nem todos sabem como montar um Blog Profissional e configurá-lo para conseguir a melhor exposição possível nos motores de busca e nas redes sociais.
Foi esta falta de conhecimento que me levou a escrever este artigo, para que não lhes aconteça o mesmo que me aconteceu: ficar meses a “navegar à deriva” sem saber como alavancar o meu Blog.
Quer criar o seu Blog do zero e não sabe como?
Então como começar?
Aqui vão algumas dicas que lhe poderão ser úteis para criar o seu Blog do zero:

1 – Escolha um assunto e nicho de mercado que se identifique consigo e que goste

O primeiro fator de sucesso é a escolha do assunto e do nicho de mercado.
Para considerar ganhar dinheiro com um blog, a escolha eficaz do tema e do nicho de mercado é crucial.
E isto deve obedecer a 3 critérios:
– Deve ser algo que seja apaixonado. Reflita sobre algo que o apaixona e que adora fazer. Para o ajudar, coloque num papel 10 das suas “paixões” ou actividades que gostaria de desenvolver. Depois de listadas, vá eliminando pela ordem de “gosto menos”, até ficar com 3 ou 4 que mais gosta. Eu por exemplo, fiz este exercício e fiquei com 3 temas/nichos de mercado. Actualmente trabalho com estes 3 nichos (fitness, ganhar dinheiro online e moda & beleza) e estou extremamente contente e realizada.
– Deve ser algo que domine, estar associado às suas competências e que consiga facilmente abordar.
Claro que é importante saber no mínimo desenvolver o tema do seu Blog. Mesmo que seja apaixonado por artes plásticas, não saber como se misturam tintas, quais os materiais a utilizar, ficará muito aquém no mercado concorrente.
– Dever ser algo que tenha um mercado suficientemente relevante, de preferência com pouca concorrência. Aqui está um item, muitas vezes deixado de lado quando olhamos à nossa paixão e deixamos esta parte de lado. Tem de saber se é um tema procurado pelas pessoas, seja para lhes resolver um problema ou uma necessidade, ou mesmo de grande interesse para o público desse nicho/mercado.
Tem de saber também o quanto concorrido é esse mercado. Existem muitos Blogs a falarem do mesmo assunto?
Se sim, qual a sua qualidade informativa?
Lembre-se de que quanto mais concorrido, melhor terá de ser a sua informação para que tenha credibilidade e autoridade no mercado.

2 – O  Seu domínio é sua marca

Com seu nicho bem definido, chegou a hora de escolher o título e o domínio do seu Blog.
Um domínio é um nome de fácil memorização e que serve para localizar e identificar computadores na Internet.
E claro tem de ter a ver com o tema do seu Blog. Ou seja, se escolheu o nicho de mercado de boa forma, o seu domínio deverá ter estas palavras, como por exemplo www.sempremforma.com (este é o meu domínio do meu Site de Vídeos de Boa forma).
Os domínios são pagos anualmente e existem no mercador diversas empresas, umas mais caras outras mais em conta. Eu uso os domínios e a hospedagem daHostgator.com.br

3 – Escolha a hospedagem para o seu Site/Blog

Muitas vezes confunde-se o conceito de domínio com alojamento ou hospedagem. No entanto são realidades diferentes.
O alojamento ou hospedagem de um site web é efetuado num servidor próprio (servidor web ou HTTP) onde se armazenam os conteúdos desse site e se disponibilizam esses mesmos conteúdos aos computadores que os requisitarem, através de um protocolo de comunicação específico, o protocolo HTTP.
Logo é o momento de decidir se inicialmente você irá optar por investir financeiramente ou não no seu blog, pois existem opções pagas e opções gratuitas.
As gratuitas mais conhecidas são através das plataformas Blogger e WordPress, onde é oferecido hospedagem e alguns layouts (ou seja, o design do site) mais básicos.
No entanto, essa é uma opção limitada, e se deseja ter um Negócio Online, uma vitrina para mostrar os seus produtos através do Blog, e assim ganhar dinheiro com o seu Blog, deverá optar por uma hospedagem paga e assim ter um serviço completo. Como disse anteriormente, eu utilizo a Hostgator.com.br com, tanto para domínio como para a hospedagem, pois possibilita-se a instalação do WordPress gratuitamente.
WordPress é um sistema de gestão de conteúdo que lhe permite criar e manter, de maneira simples e robusta, todo o conteúdo de um site.  Combina estética, standards da Web e usabilidade e tem  temas que que se atualizam constantemente. Apesar de ser grátis, tem um valor inestimável.

4 – Dedique tempo ao seu Blog

Para um blog atingir um grande público e começar a ter popularidade, é necessário terdedicação, determinação e persistência.
Produzir conteúdos de qualidade diariamente, atualizados e de interesse. Quando falamos em conteúdos de qualidade, significa que devem ser aqueles que resolvem sempre um problema ou uma necessidade de seu público-alvo e não meramente informativos.
A maioria dos blogueiros usam um modelo “jornalístico”, isto é, escrevem muitos artigos relativos à atualidade, como se fosse notícias. Ora para isso, temos os jornais online que fornecem todo o tipo de notícias atualizadas.  E por terem um carácter temporal, são artigos que o interesse diminui com o tempo.
Este é um erro grave caso você pretenda criar um negócio rentável e ganhar dinheiro com o Blog. Logo invista em artigos intemporais que possam ser acedidos hoje, amanhã e daqui a 2,5 ou até mesmo 10 anos.
Outro item importantíssimo é a originalidade. Produza conteúdos autorais, não copie conteúdos de terceiros sem os citar e sem dar os devidos créditos.
Além de passar uma imagem negativa para o público, conteúdos de terceiros utilizados sem a sua autorização é crime e podem trazer-lhe sérios problemas.

5 – Gerar Tráfego para o seu Blog

Depois de ter configurado o seu Blog, o seu domínio, hospedagem e temas apropriados e com artigos de qualidade, é hora de levar o seu Blog ao maior número de pessoas possíveis – ao Mundo!
E a melhor forma de o divulgar é nas redes sociais. Crie uma conta no Facebook, twitter, instagram, Pinterest, Google+, Youtube, Tumblr, Slide-share, Linkedin, etc.
E compartilhe os seu artigos através do seu link do Blog.
Em pouco tempo terá seguidores interessados nos seus conteúdos e também eles partilharão os seus artigos.
Outra grande forma de divulgar os seus artigos é fazer vídeos para o Yotube.
Tire proveito da Internet e das redes sociais, é de longe a melhor forma de conseguir tráfego para o seu Blog.
Bom, estas são as 5 dicas iniciais para quem está começando um Blog  do Zero.
Existem outras dicas posteriores, mas primeiro deverá marcar presença de forma a ter os seus seguidores.
Depois pense noutras formas mais complexas se deseja tornar o seu Blog num Negócio Rentável e Profissional e assim ganhar dinheiro.
Eu sei que olhando para  estas dicas acima poderá ser complexo, principalmente para quem está pretendendo criar  um Blog do zero, mas existem cursos no mercado que ajudam  muito na criação e optimização de um Blog.
Como disse anteriormente, fiquei meses postando diariamente  nos meus 3 Blogs, com muita paixão, insistência e determinação e praticamente não tive muitos seguidores. Isto porque não tinha o conhecimento adequado para poder desenvolver, a curto prazo, um Blog de Sucesso.
Quando adquiri o curso Demolição Digital, tudo se fez luz.
Segui passo a passo as lições do curso e vi que tinha feito muito coisa errada nos meus artigos, além de ter perdido imenso tempo.

Aqui poderá aceder ao curso que mudou completamente os meus BLOGS.


Espero que este artigo lhe tenha sido útil.
Um abraço
Luísa de Sousa