Avançar para o conteúdo principal

Prepare-se para Envelhecer de Forma Activa


Está Preparado para Envelhecer?
Sei que a palavra envelhecer pode causar desconforto na maior parte das pessoas.
Afinal a palavra envelhecer, envelhecimento, velhice, velho, leva-nos para imagens de decadência, doenças, feiúra, pele enrugada, corpo curvado, rabugice, e todas a conotações negativas que existem.
Quais as figuras que mais aparecerem quando se fala na velhice?
Imagens negativas, que todos queremos fugir como o “diabo da cruz”.
Basta aceder diariamente às redes sociais, e a imagem do velho é normalmente associada a episódios de negatividade, repulsa, e até mesmo de auto-comiseração.
Ora esta forma de encarar a velhice, o envelhecimento, o envelhecer e o velho, traduz-se amiúde em estereótipos, preconceitos ou discriminação, que por sua vez se transforma em idadismo (discriminação em função da idade) e em particular em velhismo (discriminação para com os mais velhos).
De uma forma geral, a velhice tanto é uma fase temida por aqueles que ‘ainda lá não chegaram’ como uma fase ‘mal vivida’ pelos que nela já se encontram. Reflexo deste temor encontra-se a sobrevalorização da juventude, exemplo da recusa das alterações do envelhecimento, sendo a velhice desconsiderada e perspetivada como uma inevitabilidade funesta (Nelson T.D., 2005).


O que nos leva a entender o envelhecimento não só com as alterações biológicas e psicológicas, mas também com as condicionantes sociais existentes, reflexo dos padrões dominantes e da forma como as sociedades vivenciam e lidam com a passagem do tempo (Minois, 1999).
A noção de velhice ou de envelhecer – categoria social que em termos cronológicos tem lugar aos 65 anos de idade na maioria dos países desenvolvidos – e a categorização das diferentes fases da vida são, deste modo, traçadas quer em termos individuais quer culturais e sociais.
A verdade é que o envelhecimento é a nossa “próxima morada”, a não ser que, por alguma razão, doença ou acidente, não passe a esta fase da vida.
E é isso mesmo. O envelhecimento, a velhice, envelhecer e o ser velho é uma fase da vida, igual como as outras.
Porque quando se fala em velho e envelhecer, vêm logo imagens negativas?
Porque não olhar para um velho como um ser igual, mas mais velho, com sabedoria, experiência e que ainda muito têm a oferecer?
Quando iniciei esta minha formação na área do envelhecimento, uma das minhas maiores preocupação foi desmistificar a conotação negativa imposta aos velhos.
E quando penso e imagino o envelhecer, vêm-me logo à mente personalidades quesouberam envelhecer de uma forma que causa inveja a qualquer jovem ou adulto.

Penso logo na Jane Fonda, actriz, activista, uma senhora que dedicou toda a sua vida a imensas causas sociais e à área do fitness e que hoje na casa dos oitenta, é um exemplo de envelhecimento activo.
Penso logo em Diane Keaton, Meryl Streep, Tina Turner…..











E a nossa Eunice Munoz, Simone de Oliveira, que apesar de estarem na casa dos 70 continuar a oferecer valor à sociedade e à cultura portuguesa.
E, a nível pessoal, penso nos meus pais, a meio dos oitenta, que “atravessaram” a 2ª guerra mundial, o salazarismo, o 25 de Abril e que continuam aqui, activos, independentes e que ainda ajudam as suas filhas, ambas na faixa dos cinquenta.
O meu pai, que apesar de reformado, ainda continua a trabalhar, é massagista das camadas jovens do Club Sport Marítimo, no seu grande sonhoajudar os outros a se sentirem bem.
E tantos outros, que não caberiam aqui neste artigo!
Então o que têm estes idosos em comum?
O que fizeram para hoje serem um exemplo de vida a seguir?
Eu respondo: Preparam-se para envelhecer!!!
Nunca negaram o envelhecimento.
Aqui não se tratou de negação!
Até porque a negação só traria desconforto e dor!
Souberam aproveitar todas as fases da vida, têm uma auto estima elevada, sempre foram valorizados profissional, familiar e socialmente e sabem que ainda podem contribuir e muito para uma sociedade de igualdade!
Têm um objectivo de vida!
Contribuir, ajudar, mostrar que ainda são capazes de grandes proezas!
Souberam cuidar-se física e psiquicamente para estarem nesta última etapa da vida no seu melhor!
Então como preparar-se para envelhecer?
Adoptando, desde muito cedo estilos de vida saudáveis.
Entre eles está a prática de actividade física regular, uma alimentação cuidadanão fumar, não beber em excesso, gostar de si, enfrentar os problemas como desafios e aprendizagem, controlar o stress e aceitar o envelhecimento como uma fase natural da vida.
Ou seja, tiveram comportamentos e  atitudes saudáveis ao longo da sua vida.
não se preocupam com discriminações, estereótipos ou outras formas de diminuição.
Ao contrário, fazem questão de mostrar e provar que ser velho é muito gratificante.
E termino com uma frase que a minha mãe, com 85 anos costuma dizer “Eu vou entrar com os meus pés para o caixão, na hora que eu quiser, quando eu quiser”.
Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama...

O Caminho para a Liberdade Existe?

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio Imagina que vives uma vida em que dedicas todo o teu tempo àquilo que gostas de fazer! Imagina que dedicas quase toda a tua atenção a um projecto criado por ti, em vez de seres uma simples peça numa máquina que existe para enriquecer os outros! Imagina que te despedes do teu patrão e lhe entregas a carta de demissão lhe comunicando que vais Mudar de Vida e que não vais mais seguir ordens, horários rígidos, e que vais fazer as coisas na tua vida à tua maneira e ao teu ritmo! Imagina que hoje é o teu primeiro dia de Liberdade e que te preparas para trabalhar ligando o teu computador portátil no teu “escritório” em casa! Milhares de pessoas por todo o mundo estão a fazer exactamente isto. Estamos todos a reescrever as novas regras do trabalho, tornando-nos chefes de nós mesmos e criando um novo futuro. Este novo modelo de trabalho está a desenvolver-se a um bom ritmo para...

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t...

Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30

Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30 Bem vindos ao Desafio de Yoga, dia 30! Para este dia, a instrutora de  Yoga Kino  desafia-nos com estes 30 minutos de Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30, uma sessão de yoga, modalidade ashtanga, perfeito para fortalecer, tonificar, alongar todos os músculos do corpo, assim como, com a ajuda da inspiração e expiração, oxigenar a mente e o corpo. A prática do  yoga  está associada a vantagens  físicas, emocionais e, em última instância, espirituais . As vantagens  físicas do yoga incluem mais força, elasticidade, flexibilidade, equilíbrio estático e dinâmico e estamina  (Fraser, 2009). De acordo com a autora, ao contrário de muitos desportos e de rotinas de  fitness , o  yoga trabalha todos os músculos do corpo , e, este facto impede que se treine excessivamente grupos musculares específicos e que possa levar a lesões. Eis os benefícios da prática ...