segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O que precisa saber antes de começar o seu Negócio Online


Quando decidimos iniciar um Negócio Online, ou porque não está satisfeito com o seu actual trabalho e quer uma mudança, ou porque está desempregado e quer ter uma actividade, ou porque os Negócios Online estão na moda, a verdade é que a maioria de nós chega a esta indústria Online meio às cegas.
Não sabemos por onde começar, como começar, o que fazer, como aprender, pois os Negócios Online, infelizmente, não se aprende na Universidade – por enquanto, julga-se que mais ano menos ano, haverá um curso universitário sobre Empreendedorismo Digital.


Existe muita informação na Internet como começar passo-a-passo o seu Negócio Online, mas quando somos “verdinhos” na matéria, acabamos por meter os pés pelas mãos e na maior parte das vezes desistimos, sem antes tentar.
O objectivo deste artigo é trazer alguma Luz para aqueles que desejam ou estão a iniciar o seu Negócio Online e ainda se sentem perdidos no meio desta overdose de informação.

– Saber o que quer, qual o seu objectivo

Primeiro tem de saber exatamente o que quer fazer com o seu Negócio Online. Ser Produtor? Afiliado? Marketing Multinível? Comercializar um hobby seu? Loja Online? Vender produtos Online à comissão?Ter um Blog e escrever algum assunto que goste?
Ter um objectivo bem claro sobre o que quer fazer é meio caminho para partir para uma pesquisa mais concreta.
Quanto quer ganhar? Parece impertinente colocar esta questão logo de inicio, mas ela é muito importante e vai definir o seu propósito. Porque, com certeza, se deseja ganhar muito dinheiro não poderá ser, logo de inicio, vendendo bolos online!!!
Existem Produtos Online, com comissões atraentes podendo ser afiliado e promovendo esses produtos.
Se percebe e gosta, por exemplo, de fitness, pode fazer um projecto nessa área e vendê-lo Online, ganhando, assim muito dinheiro.

– Investimento

Esta é a parte que causa um certo “engasgamento” nas pessoas.
Muitos julgam que basta gostar de alguma coisa e voilá, publicamos nas redes sociais e aparece uma multidão a comprar.
Embora a forma de publicitar o seu Negócio Online seja nas redes socias, causar SPAM de forma deliberada e gratuita só vai afastar as pessoas, além, claro de mostrar um enorme amadorismo.
Deverá ter um pequeno orçamento diário para investir em publicidade na redes sociais para que o seu produto chegue ao maior número de pessoas, ao seu nicho, e aonde quiser. Esta é a forma mais rápida de começar a ter lucros.
É necessário também aprender a montar o seu Negócio Online.
Quando se começa do zero, sem qualquer ideia do que vai acontecer, é importante unir-se de cursos para aprender tudo passo-a-passo e assim poder percorrer o caminho mais certo e mais rápido.
Existem muitos cursos que ensinam como trabalhar Online na Internet a Partir de casa. Uns mais caros, outros mais baratos, uns assim-assim, mas necessita procurar bem, informar-se muito bem como funcionam para poder fazer a escolha acertada e não andar comprando gato por lebre.
Tem de investir igualmente em ferramentas para colocar o seu Negócio Online a funcionar em piloto automático.
Refiro-me essencialmente à construção do seu Site ou Blog, domínio, hospedagem, autorresponder, e outras ferramentas para fazer o seu Negócio Online o mais profissional possível.

 – Atitudes e comportamentos

Deixei esta parte para o fim, mas não menos importante é o seu comportamento perante os Negócios na Internet.
Por favor, deixe de lado as crenças de que os negócios Online não funcionam, são uma fraude, ninguém consegue ganhar, que só “roubam os sonhos” de quem quer enveredar pela profissão de Empreendedor Digital Online.
Funcionam sim, existem de verdade, e existe muita gente a ganhar muito dinheiro com os Negócios Online. Mas todos eles, sem exceção souberam lidar com as dificuldades, fracassos e os “nãos” que aparecem todos os dias. Souberam adoptar atitudes como:
Foco – as pessoas bem sucedidas têm todos um objectivo concreto, e focaram-se em persegui-lo, nunca se desviando, por o que quer que seja. Vivem pensando e procurando fazer sempre mais e melhor. Procuram sempre a melhor solução e seguem com afinco. Por exemplo, existe muita gente que compra vários cursos e começa muito motivada, mas este impulso iniciar vai-se desvanecendo à medida que avança, e deixa o curso ao meio por que ainda não viu resultados. Pega noutro curso começa, deixando ao meio outra vez. Não! Tem de ir até ao fim, focando-se em aprender tudo e aplicar ao mesmo tempo. Só assim pode começar a ter a “sua máquina online” a funcionar.
Determinação – Tem de estar determinado a alcançar o que deseja, o seu sonho, aquilo que quer fazer. Mesmo que existam pedras pelo caminho, ou os tais “ladrões de sonhos”, tem de se comprometer com o seu objectivo e segui-lo
Persistência – Ser persistente é talvez a maior das virtudes de toda a pessoas bem sucedida. Muitos desistem logo à primeira derrota, até mesmo só encontrando uma pequenina pedra e dizem logo que isso não funciona. Lembre-se que para acertar 1 vez, provavelmente irá fracassar em 5, logo tenha em mente que se fracassar, tente de novo de outro jeito, de outra forma, que com certeza ira encontrar a melhor. Ninguém encontra tudo “à maneira” logo de inicio.
Vontade de acrescentar valor aos outros/ajudar – Esta é uma atitude que fica sempre de lado quando iniciamos o nosso Negócio Online. Na ânsia de Ganhar muito Dinheiro, e colocar o Projecto de pé o mais rápido possível, passamos a olhar só para o nosso lucro.
Mas se não oferecer valor às pessoas com o seu produto, de nada valerá a pena. Tem de oferecer algo que as pessoas sintam que lhes vai ajudar, acrescentar valor, resolver um problema. Caso contrário o seu Negócio Online estará fadado ao fracasso. Seja honesto, sincero, acredite naquilo que está a oferecer. Logo notar-se-á o seu entusiasmo de uma forma contagiante. E não se esqueça de ter um conhecimento aprofundado naquilo que está a recomendar, para poder informar de uma forma consciente e verdadeira às pessoas.
Estas são algumas recomendações que deveremos todos ter em conta antes de iniciar o nosso Negócio Online, quer seja para estarmos preparados para o que vem, quer seja para desenvolver o seu negócio de uma forma mais eficaz.
Espero tenha gostado do artigo, e dê a sua opinião, caso tenha omitido algo que seja pertinente ao assunto em referência.
Um abraço
Luísa de Sousa