quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Trabalho a Partir de Casa


Ouve-se muito por aí que trabalhar a partir de casa é sinónimo de trabalhar quando se quer. É verdade que quando se trabalha em casa podemos definir o nosso próprio horário de trabalho, mas isso não significa que não temos de definir as nossas horas de trabalho.
A falta de qualquer horário de trabalho, simplesmente não vai funcionar.

Trabalhar em casa pode ser uma coisa muito, muito boa.

Podemos estar em casa e fazer todas as nossas tarefas domésticas e atender uma série de necessidade familiares que de outra forma iriam sobrecarregar-nos ao fim de uma jornada de trabalho fora de casa. Estas são realmente algumas das vantagens reais que se obterá quando se trabalha em casa.

Mas trabalhar em casa também pode ser muito prejudicial principalmente se não planearmos o nosso tempo, e organizarmos uma agenda de trabalho benéfica para nós e para a nossa família. Isto requer muita disciplina, organização, rever prioridades e só trabalhar realmente o essencial.

É necessário fazer bom uso do tempo que se gasta trabalhando, definir um horário de trabalho (isto é essencial e não poderá ser quebrado por nada, nem mesmo nada), definir o tempo que se trabalha e não deixar que nada nos perturbe nesse tempo de trabalho.

A liberdade que um trabalho a partir de casa oferece, é que podemos escolher a hora de trabalho que mais se adequa às nossas rotinas diárias. 

Isto é fantástico, mas tem de ser cumprido todos os dias.

E porquê fazer uma programação do trabalho a partir de casa e ter de a cumprir?

Porque terá com certeza muitas barreiras que o poderão afastar….

Provavelmente os outros (amigos, família, colegas etc.) não vão perceber o porquê de tanta disciplina, irão vê-lo como alguém quem não tem nada a sério, não tem nada para fazer.

O trabalho a partir de casa ainda é muito descriminado, não é visto como um trabalho de verdade.

Irão pedir-lhe mil e um favores, pois será sempre uma pessoa disponível para tudo.

- É o amigo que está de folga e telefona para almoçar juntos ou tomar café;

- É a mãe que quer ir ao cabeleireiro e como não quer ir só pede-lhe que a  acompanhe;

- É o filho que quer ir à festinha do amigo e pede-lhe que vá exatamente na hora que tem programado para trabalhar;

 -É o quarto de hóspedes, que não é arrumado há séculos e que tem de o arrumar só “porque está em casa”;

- É aquela série televisiva que nunca viu e que agora terá tempo para ver, só porque todos a veem;

- É isto, é aquilo, é tudo, e passará a ser o “pau para toda a obra”.

Claro que é importante dedicarmos tempo à família (afinal é a nossa família, e exigem sempre algum do nosso tempo), conviver com amigos e familiares, mas definindo o seu tempo de trabalho em casa, e cumprindo, então, terá tempo disponível para atender a tudo.

Mas, como o nosso tempo em casa é limitado,  temos de cumprir todas as nossas tarefas relacionadas a esse trabalho bem definido nas horas programadas.

Significa que devemos tirar o máximo proveito das horas que trabalhamos.

Não podemos perder tempo com detalhes sem importância ou com tarefas que outros podem fazer.

É preciso saber delegar, ou então o seu trabalho a partir de casa será um sofrimento sem fim, sem resultado e um stress descomunal.

Torna-se, então, necessário fazer uma gestão eficiente do horário de trabalho (estabelecendo um horário de trabalho e cumpri-lo) e focar-se nas tarefas mais importantes em primeiro lugar e só depois nas outras menos importantes (fazendo uma lista no dia anterior com as tarefas que têm de ser cumpridas no dia seguinte).

Quando se faz uma programação do horário e das tarefas de trabalho, deverá ter a certeza de que tudo está a ser cumprido como o estipulado, e só assim, o seu negócio a partir de casa irá crescer, ser bem-sucedido, prosperar e, ainda assim, terá tempo para todas as outras atividades não menos importantes do seu dia-a-dia.

É assim que faço desde que comecei com o meu negócio online a partir de casa, com a Empower Network.

Se tiveres curiosidade e ver como funciona este trabalho a partir de casa, ter rendimentos extra e ainda ter tempo de qualidade para a tua família e amigos clica no link abaixo e entrarei em contato contigo imediatamente.





Um abraço
Luísa de Sousa