Avançar para o conteúdo principal

Concentra-te no Resultado Final!

É comum ficarmos intimidados com determinadas situações, mas uma das formas que encontrei para lidar com este desconforto foi…
Concentrar-me no RESULTADO FINAL!
Evitar pensamentos negativos….e 
focar-me nos bons resultados que posso conseguir.
O sucesso não é uma questão de sorte, e o verdadeiro segredo passa por  manter o empenho e uma postura optimista.
Vários estudos revelam (Cruz, 2014), que um pouco de confiança a mais pode até ser benéfico: aumenta a ambição e a persistência.
Eis aqui algumas dicas que te poderão ajudar a ter mais confiança em ti próprio:
 Falhar não é opção – Se tens tendência para achar que não és capaz de realizar uma determinada tarefa mas depois verificares que tens todas as capacidades necessárias, vais ficar surpreendido e aumentar a tua auto-estima.
Se estiveres nervoso e desconfortável com alguma situação, não o demonstres. Mantém uma postura assertiva e tenta fazer as coisas com calma. Pede ajuda, se necessário. Assim, vais sentir-te confortável com a situação.
Mantém a recompensa em mente – Não deixes que o medo te impeça de arriscar perante um novo desafio. Evita preocupações desnecessárias ou formular cenários hipotéticos (negativos).
Tentar fazer “futurologia” pode ajudar-te a analisar possíveis desvantagens vantagens. Mas centra-te sempre nas vantagens.
Mas sê realista: qual é a pior coisa que poderá acontecer ao acederes a um novo desafio? Ao analisarmos todas as situações nesta perspectiva, a opção de arriscar perante novos desafios, com confiança e sem receio, vai parecer-te a mais acertada.
Prepara-te - Pode parecer inútil, mas se mantiveres presente uma lista (mental ou escrita) das tuas qualidades tanto pessoais como profissionais, e souberes exactamente quais os teus pontos fortes, a tua auto estima aumenta substancialmente e isso irá reflectir-se na tua atitude.
Faz este exercício antes de enfrentares uma nova situação que exija coragem ou ousadia.
Ainda assim, se continuares a sentir-te hesitante perante um novo desafio, começa por arriscar em situações menos relevantes ou de menor esforço.
Vários desafios, mesmos pequenos, se bem sucedidos podem trazer-te grandes recompensas.
Servem como incentivos e gradualmente vais aumentar o nível de dificuldade, saindo cada vez mais da tua “zona de conforto”.
Por isso, o conselho que te dou é:
ARRISCA E TENTA A TUA SORTE…

Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama...

O Caminho para a Liberdade Existe?

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio Imagina que vives uma vida em que dedicas todo o teu tempo àquilo que gostas de fazer! Imagina que dedicas quase toda a tua atenção a um projecto criado por ti, em vez de seres uma simples peça numa máquina que existe para enriquecer os outros! Imagina que te despedes do teu patrão e lhe entregas a carta de demissão lhe comunicando que vais Mudar de Vida e que não vais mais seguir ordens, horários rígidos, e que vais fazer as coisas na tua vida à tua maneira e ao teu ritmo! Imagina que hoje é o teu primeiro dia de Liberdade e que te preparas para trabalhar ligando o teu computador portátil no teu “escritório” em casa! Milhares de pessoas por todo o mundo estão a fazer exactamente isto. Estamos todos a reescrever as novas regras do trabalho, tornando-nos chefes de nós mesmos e criando um novo futuro. Este novo modelo de trabalho está a desenvolver-se a um bom ritmo para...

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t...

Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30

Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30 Bem vindos ao Desafio de Yoga, dia 30! Para este dia, a instrutora de  Yoga Kino  desafia-nos com estes 30 minutos de Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30, uma sessão de yoga, modalidade ashtanga, perfeito para fortalecer, tonificar, alongar todos os músculos do corpo, assim como, com a ajuda da inspiração e expiração, oxigenar a mente e o corpo. A prática do  yoga  está associada a vantagens  físicas, emocionais e, em última instância, espirituais . As vantagens  físicas do yoga incluem mais força, elasticidade, flexibilidade, equilíbrio estático e dinâmico e estamina  (Fraser, 2009). De acordo com a autora, ao contrário de muitos desportos e de rotinas de  fitness , o  yoga trabalha todos os músculos do corpo , e, este facto impede que se treine excessivamente grupos musculares específicos e que possa levar a lesões. Eis os benefícios da prática ...