Avançar para o conteúdo principal

Os 10 Mandamentos de Steve Jobs para o Empreendedorismo




Os 10 Mandamentos de Steve Jobs para o Empreendedorismo

Steve Jobs marcou a história do empreendedorismo mundial com toda a sua estratégia para alavancar a Apple ao patamar de empresa inovadora.
Ele seguiu alguns mandamento que todo o empreendedor deveria aplicar na sua vida.
Confira os 10 mandamentos de Steve Jobs para os empreendedores (ou qualquer pessoa) que deseja alcançar os seus objetivos:

1 – Fazer o que gosta – É muito importante, senão mesmo fundamental gostar daquilo que fazemos. Atrevo-me até a dizer “ter paixão” pelo nosso trabalho ou profissão. Afinal passamos cerca de 1/3 da nossa vida desempenhando uma actividade profissional, logo é imperativo que amemos o que fazemos.

2 – Seguir a sua intuição – Sim, ouvir “as suas entranhas” como costuma dizer uma amiga minha. Sempre que tiver que tomar uma decisão, pense se realmente é isso que quer, sinta como se já tivesse tomado essa decisão e veja como se sente. Se se sentir bem….é porque é uma boa decisão. Todos nós temos aquela “luzinha” interior que nos indica se estamos ou não certos, e nos indica se nos sentimos ou não bem com o que fazemos.

3 – Investigar, Observar e Aprender – Quem acha que vai saltar a parte do conhecimento e da formação que esqueça: nunca vai fazer bem o que quer que seja. Mesmo que seja apaixonado e que goste daquilo que faz, sem o conhecimento certo e a formação adequada e específica nunca vai ser bem sucedido. E para aprender necessita de investigar tudo sobre o que é do seu interesse, observar tudo muito bem e olhar de uma forma crítica que só o conhecimento e a formação oferece.

4 – Escolher os melhores – Li algures que as 5 pessoas que nos rodeiam mostram exactamente o que somos, o que aspiramos e o que fazemos. Rodear-se dos melhores, para tirar deles o melhor e se inspirar no melhor, é a melhor forma de aprender.

5 – Arriscar-se pela sua ideia – Mesmo que os outros a achem um absurdo, mesmo que esteja sozinho nessa jornada, se acredita mesmo que a sua ideia vai funcionar, então vá em frente e arrisque. Dê o seu melhor!

6 – Seduzir os seus colaboradores e sócios – Ser empático, saber comunicar, colocar-se no lugar do outro e entender o seu ponto de vista é meio caminho andado para poder contar com a ajuda dos seus colegas e colaboradores.

7 – Manter uma equipa reduzida – uma equipa que possa “controlar” e administrar, para não se perder.

8 – A qualidade como religião – Pense sempre no melhor, em oferecer o melhor serviço, a melhor estratégia, a melhor qualidade de um determinado produto. Procure, após ter terminada uma tarefa,  analisar uma, duas, três vezes e verificar se poderá fazer melhor. Vai surpreender-se com as alterações que são feitas após uma última análise.

9 – Aprender com o fracasso – O fracasso, a derrota é o nosso melhor aliado. Em vez de deitar “a toalha ao chão”, verifique o que causou esse fracasso, os pontos que deve alterar, como deve proceder da próxima vez. Os erros são o melhor ensinamento, porque se os reconhecer, com certeza que não vai falhar na próxima vez.

10 – O momento é agora – Muitas pessoas vão adiando a vida todas uma decisão porque nunca se sentem seguras. Querem muito Mudar de Vida, as Oportunidades passam ao lado e nunca decidem. Pois, quando passa uma oportunidade à sua beira, decida nesse momento. Siga a sua intuição, e decida pelo AGORA.

Um grande abraço.
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Porque não se deve seguir a maioria

Olá, Hoje querias que refletisses um pouco…. "Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir."    Mark Twain Esta frase pode chocar um pouco mas se analisarmos bem até faz todo o sentido. Vamos pensar na maioria...  ·  A maioria das pessoas é feliz? ·  A maioria das pessoas sente-se concretizada profissionalmente? ·  A maioria das pessoas é saudável? ·  A maioria das pessoas tem tempo para a sua família e para fazer o que mais gosta? ·  A maioria das pessoas tem um vida desafogada? ·  A maioria das pessoas realiza os seus sonhos? Se formos responder a estas perguntas, chegamos à conclusão que a resposta é negativa à maior parte delas. Devemos, então, ouvir o que a maioria pensa? Fará muito sentido seguir os padrões que a maioria segue? Fará muito sentido, ouvirmos os conselhos que a maior parte das pessoas tem para nos dar quando grande parte delas é infeliz, "pobre" (a vários níveis, principalmente por d