Avançar para o conteúdo principal

Faça Exercício Físico enquanto vê Televisão



São vários os estudos que mostram que o maior entrave à prática do exercício físico em mulheres adultas, mães, donas de casa, trabalhadoras é a falta de tempo.

Creio que é mesmo o maior obstáculo, mas também a maior desculpa.
Chegámos a casa, depois de um dia stressante de trabalho, com mil e uma tarefas para fazer, os filhos para atender, o jantar para fazer, o cachorro para dar de comer, as plantas para regar….ufa, onde está o tempo para o exercício físico, mesmo que se mostre ser a melhor forma de reverter sintomas de ansiedade, cansaço, depressão, falta de energia e stress?
É preciso mesmo muita força de vontade para, depois de todas estas azáfamas diárias ainda pensar em fazer algum exercício físico.
Quando terminamos todas as nossas tarefas o que queremos é nos estendermos no sofá e ver, nem que seja por meia hora, a nossa série favorita.
Bem…a boa notícia é que podemos sim ver a novela ou filme, mas a fazer exercício físico….


Porque…..não desperdice esse tempo a exercitar apenas os músculos dos olhos. Aproveite para pôr todo corpo em forma enquanto vê o seu programa favorito.

De pé e em movimento

De vez em quanto, enquanto vê televisão, espaireça e ponha-se de pé e aproveite para fazer o seguinte exercício com o abdómen: contraia as nádegas, eleve o tórax e cruze os braços à altura do peito. Nesta posição, rode o tronco, primeiro para a direita enquanto inspira profundamente, depois para a esquerda ao expirar. Pode manter sempre o olhar dirigido para a televisão. Repita este exercício 20 vezes. Desentorpecerá o corpo e sentir-se-á muito bem.

Estique os braços

Aproveite o facto de estar sentada para exercitar os braços. Pegue nuns pesos de meio kilo (pode ser garrafas de água), estique os braços para a frente, depois encolha-os e volte a esticá-los, mas sempre com as costas direitas, os músculos contraídos (principalmente os abdominais). Repita este exercício umas 20 vezes.

Peito mais firme

Há um exercício que sem dúvida a ajudará a dar mais firmeza e tonicidade ao peito. Pegue numa banda elástica e cruze os braços. Impulsione-os no sentido oposto até encontrar a resistência da banda. Repita o exercício 30 vezes. Procure ser constante, é recomendável fazê-los todos os dias.

Coxas menos flácidas

Quer fortalecer a parte interna das coxas e vencer a batalha da flacidez nessa zona geralmente tão  afectada? Pois faça este exercício: coloque o pé direito sobre o joelho esquerdo e ponha ambas as mãos sobe a coxa direita. Tente elevar a coxa direita contra a resistência das mãos. Repita o exercício em ambas as penas 30 vezes.

Nádegas, a zona que mais se ressente

As nádegas são possivelmente a zona que mais se ressente quando passamos muitas horas sentadas. Antes de se instalar em frente ao televisor, pratique o seguinte exercício: de pé, de costas para uma cadeira ou cadeirão (pode ser uma parede), faça o gesto de se sentar, mas, antes de as nádegas tocarem no assento, levante-se. Repita este exercício 30 vezes. Deve igualmente executá-lo quando estiver sentada mais de uma hora.

Se o pescoço ressentir…

Quando passamos muitas horas sentados na mesma posição em frente ao computador ou televisor, geralmente o pescoço acusa-o. Para o evitar – ou para aliviar as dores – existe um exercício simples: ponha as mãos atrás da nuca e entrelace os dedos. Empurre a cabeça para trás, opondo resistência com as mãos. Mantenha o queixo firme; não o eleve. Repita este exercício até 3 vezes e sentir-se-á mais aliviada.

Estiramentos, que prazer!

Sente as pernas entumecidas depois de um dia de trabalho? Está cansada quando o único movimento que lhe apetece fazer é sentar-se em frente à televisão e ver a sua série favorita? De pé ou sentada faça este exercício simples que porá as suas pernas em forma: eleve uma perna e estique-a para a frente, empurrando bem o calcanhar até sentir o estiramento da barriga da perna – se não o sentir, é porque o exercício não está bem feito. Repita 10 vezes com cada perna.


Controle o tempo

A média de horas que os adultos passam à frente da televisão é superior à desejada. Ah, já sei que depois de um dia de trabalho é isso que apetece fazer, mas isso rouba muito tempo ao exercício físico ou a outra actividade física prazerosa que pode ser ao ar livre. Reduza essas horas “agarrada” à televisão e faça algum movimento; o seu corpo e a sua mente agradecem-lhe. Se não consegue abandonar o “vício” de estar e frente à televisão, pelo menos siga estas exercícios e obterá um corpo mais forte, tonificado, saudável e melhor qualidade de vida.
Poderá fazer qualquer um deste treinos enquanto vê televisão.

Um abraço
Luísa de Sousa
Fonte: “Novo Livro das Ideias”, Especial Guia da Revista Prática. TV Guia Editorial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Porque não se deve seguir a maioria

Olá, Hoje querias que refletisses um pouco…. "Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir."    Mark Twain Esta frase pode chocar um pouco mas se analisarmos bem até faz todo o sentido. Vamos pensar na maioria...  ·  A maioria das pessoas é feliz? ·  A maioria das pessoas sente-se concretizada profissionalmente? ·  A maioria das pessoas é saudável? ·  A maioria das pessoas tem tempo para a sua família e para fazer o que mais gosta? ·  A maioria das pessoas tem um vida desafogada? ·  A maioria das pessoas realiza os seus sonhos? Se formos responder a estas perguntas, chegamos à conclusão que a resposta é negativa à maior parte delas. Devemos, então, ouvir o que a maioria pensa? Fará muito sentido seguir os padrões que a maioria segue? Fará muito sentido, ouvirmos os conselhos que a maior parte das pessoas tem para nos dar quando grande parte delas é infeliz, "pobre" (a vários níveis, principalmente por d