quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Faça Exercício Físico enquanto vê Televisão


alongamento
São vários os estudos que mostram que o maior entrave à prática do exercício físico em mulheres adultas, mães, donas de casa, trabalhadoras é a falta de tempo.
Creio que é mesmo o maior obstáculo, mas também a maior desculpa.
Chegámos a casa, depois de um dia stressante de trabalho, com mil e uma tarefas para fazer, os filhos para atender, o jantar para fazer, o cachorro para dar de comer, as plantas para regar….ufa, onde está o tempo para o exercício físico, mesmo que se mostre ser a melhor fo rma de reverter sintomas de ansiedade, cansaço, depressão, falta de energia e stress?
É preciso mesmo muita força de vontade para, depois de todas estas azáfamas diárias ainda pensar em fazer algum exercício físico.
Quando terminamos todas as nossas tarefas o que queremos é nos estendermos no sofá e ver, nem que seja por meia hora, a nossa série favorita.
Bem…a boa notícia é que podemos sim ver a novela ou filme, mas a fazer exercício físico….
Porque…..não desperdice esse tempo a exercitar apenas os músculos dos olhos. Aproveite para pôr todo corpo em forma enquanto vê o seu programa favorito.
exercicio-de-cintura-620x413

De pé e em movimento

De vez em quanto, enquanto vê televisão, espaireça e ponha-se de pé e aproveite para fazer o seguinte exercício com o abdómen: contraia as nádegas, eleve o tórax e cruze os braços à altura do peito. Nesta posição, rode o tronco, primeiro para a direita enquanto inspira profundamente, depois para a esquerda ao expirar. Pode manter sempre o olhar dirigido para a televisão. Repita este exercício 20 vezes. Desentorpecerá o corpo e sentir-se-á muito bem.

Estique os braços

Aproveite o facto de estar sentada para exercitar os braços. Pegue nuns pesos de meio kilo (pode ser garrafas de água), estique os braços para a frente, depois encolha-os e volte a esticá-los, mas sempre com as costas direitas, os músculos contraídos (principalmente os abdominais). Repita este exercício umas 20 vezes.

Peito mais firme

Há um exercício que sem dúvida a ajudará a dar mais firmeza e tonicidade ao peito. Pegue numa banda elástica e cruze os braços. Impulsione-os no sentido oposto até encontrar a resistência da banda. Repita o exercício 30 vezes. Procure ser constante, é recomendável fazê-los todos os dias.

Coxas menos flácidas

Quer fortalecer a parte interna das coxas e vencer a batalha da flacidez nessa zona geralmente tão  afectada? Pois faça este exercício: coloque o pé direito sobre o joelho esquerdo e ponha ambas as mãos sobe a coxa direita. Tente elevar a coxa direita contra a resistência das mãos. Repita o exercício em ambas as penas 30 vezes.

Nádegas, a zona que mais se ressente

As nádegas são possivelmente a zona que mais se ressente quando passamos muitas horas sentadas. Antes de se instalar em frente ao televisor, pratique o seguinte exercício: de pé, de costas para uma cadeira ou cadeirão (pode ser uma parede), faça o gesto de se sentar, mas, antes de as nádegas tocarem no assento, levante-se. Repita este exercício 30 vezes. Deve igualmente executá-lo quando estiver sentada mais de uma hora.

Se o pescoço ressentir…

Quando passamos muitas horas sentados na mesma posição em frente ao computador ou televisor, geralmente o pescoço acusa-o. Para o evitar – ou para aliviar as dores – existe um exercício simples: ponha as mãos atrás da nuca e entrelace os dedos. Empurre a cabeça para trás, opondo resistência com as mãos. Mantenha o queixo firme; não o eleve. Repita este exercício até 3 vezes e sentir-se-á mais aliviada.

Estiramentos, que prazer!

Sente as pernas entumecidas despois de um dia de trabalho? Está cansada quando o único movimento que lhe apetece fazer é sentar-se em frente à televisão e ver a sua série favorita? De pé ou sentada faça este exercício simples que porá as suas pernas em forma: eleve uma perna e estique-a para a frente, empurrando bem o calcanhar até sentir o estiramento da barriga da perna – se não o sentir, é porque o exercício não está bem feito. Repita 10 vezes com cada perna.
Como-emagrecer-sem-academia

Controle o tempo

A média de horas que os adultos passam à frente da televisão é superior à desejada. Ah, já sei que depois de um dia de trabalho é isso que apetece fazer, mas isso rouba muito tempo ao exercício físico ou a outra actividade física prazerosa que pode ser ao ar livre. Reduza essas horas “agarrada” à televisão e faça algum movimento; o seu corpo e a sua mente agradecem-lhe. Se não consegue abandonar o “vício” de estar e frente à televisão, pelo menos siga estas exercícios e obterá um corpo mais forte, tonificado, saudável e melhor qualidade de vida.
Poderá igualmente aceder aos vídeos do site Sempre Em Forma, e escolher um treino que seja a “sua cara” e que ajude a queimar queimar calorias, emagrecer, tonificar ter melhor qualidade de vida.
Temos treinos de PilatesYogaTreino CardiovascularTreino de ForçaDança, etc. com certeza irá encontrar aquele que se adapte melhor à sua rotina diária, aptidão e estilo de vida.
Poderá fazer qualquer um deste treinos enquanto vê televisão.
Um abraço
Luísa de Sousa
Fonte: “Novo Livro das Ideias”, Especial Guia da Revista Prática. TV Guia Editorial.