Avançar para o conteúdo principal

5 Dicas para ser um Bom Empreendedor



Todos nós sonhamos ser empreendedores.
Ter sucesso na nossa profissão.
Todos temos milhares de ideias baseadas nos nossos sonhos, mas muitas vezes não sabemos como colocá-las em prática.
A maioria de nós já sonhou em ser empreendedor e ter umnegócio próprio, mas senti-mo-nos impotentes e não conseguimos dar o primeiro passo.
Após muitas tentativas falhadas, muitos anos de trabalho e sucesso, veja os conselhos que os melhores empreendedores têm em comum para ser os melhores em qualquer coisa ( Margarida Ferreira, 2014, em E-Konomista.pt).
Segundo esta Revista Online (2014), estudos afirmam que, para tornar-se um especialista em qualquer coisa, são necessárias 10.000 horas de prática.
  1. HORAS DE PRÁTICA (APROXIMADAMENTE 10.000)
Pode parecer básico e certamente algo que já ouviu muitas vezes, mas não há fórmula mágica para o sucesso. Por isso, vamos começar logo pelo que as pessoas gostam menos de ouvir: O mais importante é trabalhar, trabalhar e trabalhar. Segundo um estudo feito por Malcolm Gladwell, são necessárias aproximadamente 10.000 horas de prática para tornar qualquer pessoa num especialista em qualquer coisa. Evidentemente, quando se fala em prática, fala-se em trabalhar, obter feedback e tentar sempre melhorar. 
  1. SAIBA AONDE QUER CHEGAR
Para ter sucesso a longo prazo é essencial definir objetivos e saber o rumo que quer tomar. Independentemente daquilo em que estiver a trabalhar, fazer um plano vai ajudá-lo a alcançar aquilo que deseja. Caso contrário, vai acabar por deixar tudo para amanhã…
  1. RODEAR-SE DOS MELHORES
Pode ser o melhor cirurgião ou o melhor piloto de F1 do mundo. O talento por si só vale pouco sem a ajuda de uma equipa. Por isso, invista nas relações com parceiros e aprenda a pedir ajuda e a delegar.
  1. A PRODUTIVIDADE É UM CONCEITO RELATIVO
Como diz Tim Ferriss, a produtividade não se mede pela quantidade de vezes que olha para o telemóvel enquanto está num jantar. Trata-se de um conceito relativo, portanto, em vez de pensar na quantidade de tempo que passa a trabalhar, concentre-se nos resultados e em fazer render cada segundo do seu dia laboral.
  1. SEJA “GENTILMENTE” PERSISTENTE
Um dos melhores conselhos e uma das áreas em que a maior parte dos empreendedores falha, é perceber a (estreita) linha que separa o ser persistente de ser inconveniente. Não ficar satisfeito com um “não” é uma das capacidades essenciais requeridas a qualquer empreendedor. No entanto, não saber como ser persistente e ao mesmo tempo gentil pode ser, por vezes, mais negativo para a imagem da sua empresa. Em conclusão, nunca aceite um não, mas também não esqueça as boas maneiras.

No nosso Projecto Online, seguimos estas 5 dicas para sermos empreendedores de sucesso.
Quer trabalhar comigo?
Ficaria muito feliz em poder tê-lo na minha equipa a ajudá-lo a ser um empreendedor de sucesso.
Aguardo por Si
Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Porque não se deve seguir a maioria

Olá, Hoje querias que refletisses um pouco…. "Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir."    Mark Twain Esta frase pode chocar um pouco mas se analisarmos bem até faz todo o sentido. Vamos pensar na maioria...  ·  A maioria das pessoas é feliz? ·  A maioria das pessoas sente-se concretizada profissionalmente? ·  A maioria das pessoas é saudável? ·  A maioria das pessoas tem tempo para a sua família e para fazer o que mais gosta? ·  A maioria das pessoas tem um vida desafogada? ·  A maioria das pessoas realiza os seus sonhos? Se formos responder a estas perguntas, chegamos à conclusão que a resposta é negativa à maior parte delas. Devemos, então, ouvir o que a maioria pensa? Fará muito sentido seguir os padrões que a maioria segue? Fará muito sentido, ouvirmos os conselhos que a maior parte das pessoas tem para nos dar quando grande parte delas é infeliz, "pobre" (a vários níveis, principalmente por d