quinta-feira, 4 de junho de 2015

5 Dicas para ser um Bom Empreendedor



Todos nós sonhamos ser empreendedores.
Ter sucesso na nossa profissão.
Todos temos milhares de ideias baseadas nos nossos sonhos, mas muitas vezes não sabemos como colocá-las em prática.
A maioria de nós já sonhou em ser empreendedor e ter umnegócio próprio, mas senti-mo-nos impotentes e não conseguimos dar o primeiro passo.
Após muitas tentativas falhadas, muitos anos de trabalho e sucesso, veja os conselhos que os melhores empreendedores têm em comum para ser os melhores em qualquer coisa ( Margarida Ferreira, 2014, em E-Konomista.pt).
Segundo esta Revista Online (2014), estudos afirmam que, para tornar-se um especialista em qualquer coisa, são necessárias 10.000 horas de prática.
  1. HORAS DE PRÁTICA (APROXIMADAMENTE 10.000)
Pode parecer básico e certamente algo que já ouviu muitas vezes, mas não há fórmula mágica para o sucesso. Por isso, vamos começar logo pelo que as pessoas gostam menos de ouvir: O mais importante é trabalhar, trabalhar e trabalhar. Segundo um estudo feito por Malcolm Gladwell, são necessárias aproximadamente 10.000 horas de prática para tornar qualquer pessoa num especialista em qualquer coisa. Evidentemente, quando se fala em prática, fala-se em trabalhar, obter feedback e tentar sempre melhorar. 
  1. SAIBA AONDE QUER CHEGAR
Para ter sucesso a longo prazo é essencial definir objetivos e saber o rumo que quer tomar. Independentemente daquilo em que estiver a trabalhar, fazer um plano vai ajudá-lo a alcançar aquilo que deseja. Caso contrário, vai acabar por deixar tudo para amanhã…
  1. RODEAR-SE DOS MELHORES
Pode ser o melhor cirurgião ou o melhor piloto de F1 do mundo. O talento por si só vale pouco sem a ajuda de uma equipa. Por isso, invista nas relações com parceiros e aprenda a pedir ajuda e a delegar.
  1. A PRODUTIVIDADE É UM CONCEITO RELATIVO
Como diz Tim Ferriss, a produtividade não se mede pela quantidade de vezes que olha para o telemóvel enquanto está num jantar. Trata-se de um conceito relativo, portanto, em vez de pensar na quantidade de tempo que passa a trabalhar, concentre-se nos resultados e em fazer render cada segundo do seu dia laboral.
  1. SEJA “GENTILMENTE” PERSISTENTE
Um dos melhores conselhos e uma das áreas em que a maior parte dos empreendedores falha, é perceber a (estreita) linha que separa o ser persistente de ser inconveniente. Não ficar satisfeito com um “não” é uma das capacidades essenciais requeridas a qualquer empreendedor. No entanto, não saber como ser persistente e ao mesmo tempo gentil pode ser, por vezes, mais negativo para a imagem da sua empresa. Em conclusão, nunca aceite um não, mas também não esqueça as boas maneiras.

No nosso Projecto Online, seguimos estas 5 dicas para sermos empreendedores de sucesso.
Quer trabalhar comigo?
Ficaria muito feliz em poder tê-lo na minha equipa a ajudá-lo a ser um empreendedor de sucesso.
Aguardo por Si
Um abraço
Luísa de Sousa