Avançar para o conteúdo principal

É possível ser Feliz todos os dias?



Será possível estarmos “permanentemente felizes”?
Todos os dias?
Achas que só vais ser feliz aos fins de semana?
Ou quando recebes o teu salário?
Ou quando fores pedido em casamento?
Ou quando fizeres a viagem dos teus sonhos?
Eu quando trabalhava por conta de outrem e quando chegava ao dia 22 do mês, quando recebia o meu salário, não ficava feliz……porque sabia que não conseguiria usufruir nem de 1 cêntimo. Era todinho para pagar as despesas….não me dava qualquer felicidade. Nem me dava aquele “pique de euforia” porque não me sabia a nada.
felicidade, tal como outros “estados de alma” é um conceito muito subjectivo, logo, o que para mim é felicidade para outros pode não ter qualquer significado.
Mas existem situações rotineiras do nosso dia-a-dia que se forem ligeiramente modificadas poderão dar-nos a sensação de estar“permanentemente feliz”.
Existem algumas regras-chave” para desfrutares de de um estado pleno de felicidade, 24 horas por dia (Catarina Cruz, Cosmopolitan, Junho 2015).
Boas Vibes - Rodeia-te apenas de pensamentos positivos, que te animem, porque e percepção de seres feliz depende, sobretudo, do teu estado de espírito e da forma como enfrentas  os desafios. Aceita-os sem dramatizar e sem permitir que te sintas incapaz de seguir em frente. Todas as situações têm um lado positivo, basta descobri-lo.

Optimismo atrai Felicidade – Os optimistas vêm uma oportunidade de sucesso nos momentos positivos e negativos. Por outro lado, uma pessoa pessimista vê uma crise ou um problema em todas as novas oportunidades. Segundo a Psicologia Positiva, o “optimismo tem um importante papel na felicidade a longo prazo e na possibilidade de alcançar o sucesso”. Mas deve ser um optimismo realista: confia em ti mesmo e acredita que conseguir um sonho ou objectivo que tanto desejas não é uma missão impossível.

- Estabelece Metas - Planeia o teu dia-a-dia incluindo pequenas metas que possas atingir. Assim que as conquistares, irás sentir-te satisfeito e motivado para aumentar o grau de dificuldade. Por outro lado, os psicólogos acreditam que “fazer afirmações positivas ajuda a ultrapassar os obstáculos. Por exemplo, se cometeres um erro no trabalho, repete para ti mesmo “não vou ficar nervoso……isto pode não ter sido assim tão grave….Vou encontrar rapidamente uma forma de o solucionar……sei que o vou encontrar..”. Mas acreditar no que estás a afirmar é essencial, caso contrário o estado de ansiedade só irá aumentar.

Finais Felizes – Se o teu dia se advinha problemático ou se tens de desempenhar alguma função particularmente aborrecida, planeia um final de dia feliz, como recompensa. Faz uma actividade que te faça sentir bem e feliz, como dançar, ouvir música, actividade física, um filme interessante, um massagem, etc.

Pequenas Distracções – Não te deixes afectar pela monotonia. Em vez disso, procura pequenas distracções. Imagina o que poderás vestir no jantar de amigos, começa a planear a viagem de férias, o que vais levar na mala, que sítios vais visitar, pensa como podes aderir ou concluir aquele projecto que sentes quiseste fazer. Reviver momentos passados também traz alegrias. Relembra a felicidade quando soubeste que ias ser mãe/pai, a folia que é sair com os amigos, a viagem que fizeste super divertida, quando te pediram em namoro ou casamento……sentes as “borboletas na barriga” desses momentos, esta é uma forma de “estares momentaneamente nas nuvens”  e combater as horas mais monótonas com uns minutos de puro prazer que te vão dar a disposição necessária para enfrentares o dia.

Garante o Bom Humor – Começa o dia com alegria e boa disposição. Aprende a desvalorizar pormenores que te aborreçam ou ri-te de ti mesmo perante uma situação difícil, mas que seguramente irá resolver-se. Além disso, o riso vai ajudar-te a descontrair e libertar endorfinas, que contribuem para te sentires bem disposto,  o que vai ajudar a pensar numa solução melhor para as situações difíceis.
É igualmente fundamental que saboreies os momentos de descontracção e diversão, porque por vezes não nos apercebemos de que os temos a acabamos por não lhes dar o merecido valor.“Estar consciente dos bons momentos atrai felicidade”. Será?

Sei que por vezes é muito difícil seguir estas regras, já estive numa situação de tamanha infelicidade que tudo o que lia, ou que me diziam era “papel de música” para mim.
Quando se tem, por exemplo, um trabalho que os faz infeliz, onde não és reconhecido pelas tuas aptidões, onde existe imensa injustiça, onde não te revês em nada daquilo que fazes e que constantemente te perguntas “Como vim cá bater?….Isto não tem nada a ver comigo!….não me identifico com nada nem ninguém!….”
E esperas, esperas, esperas que algo milagroso “caia do céu” e que por magia resolva o teu problema e que voltes a ser feliz.
Pois bem, por experiência própria, sei que isso nunca vai acontecer. Se calhar os outros que estão à tua volta nem se apercebem da tua enorme infelicidade.
Terá de ser tu a Mudar.
A resolver a situação.
A encontrar outro caminho.
A mudar o teu estado de espírito, a tua visão, as tuas atitudes diárias.
Quando me apercebi que ninguém poderia dar-me a felicidade que tanto procurava no trabalho…..e quando percebi que isso teria de vir de dentro de mim…
Comecei a olhar para novas oportunidades.
 

A partir dessa decisão tudo se tornou mais claro.
A minha disposição, alento, vontade de acordar de manhã e ir trabalhar tornou-se instantâneo.
Hoje consigo colocar em prática todas estas regras e estar“permanentemente feliz” .
É possível?? Sim, sim, sim…….basta aplicá-las e consegues.
Guarda este artigo como um guia para quando der aquela pontinha de infelicidade.

Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Porque não se deve seguir a maioria

Olá, Hoje querias que refletisses um pouco…. "Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir."    Mark Twain Esta frase pode chocar um pouco mas se analisarmos bem até faz todo o sentido. Vamos pensar na maioria...  ·  A maioria das pessoas é feliz? ·  A maioria das pessoas sente-se concretizada profissionalmente? ·  A maioria das pessoas é saudável? ·  A maioria das pessoas tem tempo para a sua família e para fazer o que mais gosta? ·  A maioria das pessoas tem um vida desafogada? ·  A maioria das pessoas realiza os seus sonhos? Se formos responder a estas perguntas, chegamos à conclusão que a resposta é negativa à maior parte delas. Devemos, então, ouvir o que a maioria pensa? Fará muito sentido seguir os padrões que a maioria segue? Fará muito sentido, ouvirmos os conselhos que a maior parte das pessoas tem para nos dar quando grande parte delas é infeliz, "pobre" (a vários níveis, principalmente por d