Avançar para o conteúdo principal

Propulsionar a Auto-Estima – uma forma bem simples!



É muito fácil recitar uma lista de coisas das quais não gostamos em nós próprios.
Mas com que frequência se dedica verdadeiramente a pensar em coisas magníficas sobre si?
Vivemos numa sociedade que nos diz que é melhor sermos modestos, até mesmo autodepreciativos, do que reconhecermos as nossas brilhantes qualidades.
Mas sabe de uma coisa?
Não há problema nenhum sem sentir-se bem consigo próprio.
Isso não significa que é melhor do que as outras pessoas. Significa apenas que aprecia e valoriza quem é.
Viver aquém a anular-se a si mesmo não trará nenhum benefício nem para si nem para o mundo.
“O seu sucesso não implica necessariamente a derrota dos outros” (Jillian Mickaels, 2011).
O facto de se considerar especial não significa que os outros também não o possam ser e se se acha fantástico e merecedor isso não significa que os outros são menos merecedores.
Reconhecer as suas qualidades é saudável e essencial para o desenvolvimento da auto-estima.
Propulsionadores de auto-estima: Dicas, truques e mimos por Jillian Mickaels, 2011.
1 – Cumpra alguma meta pessoal que tenha estado a adiar – O simples ato de tomar conta de si próprio pode fazer muito pela sua auto-estima. Mesmo que seja algo tão trivial como lavar a roupa, arrumar o seu armário, ou cozinhar para si uma refeição saudável em vez de encomendar, estará a reconhecer que é merecedor e capaz de dar atenção a si mesmo. Um bom exemplo é iniciar um programa de actividade física, um curso de informática, de culinária, de artes, etc.
2 – Celebre as suas amizades – Reúna-se com os amigos e entes queridos para falarem sobre o vosso apreço mútuo. Foquem-se nas coisas que valorizam uns nos outros. Pode parecer um pouco piegas, mas funciona realmente, e no final todos se sentem bem.
3 – Faça-se ouvir – Pode parecer um disparate o que vou dizer, mas se há uma coisa que tenho visto resultar vezes sem conta, é fazer um curso para aprender a falar em público. Pode sentir-se aterrorizado por ter de encarar uma plateia de pessoas, mas não há melhor forma de começar a acreditar nas suas próprias capacidades do que sentir-se confortável comunicando ideias às pessoas.
4 – Exercite-se – Claro que este, para mim, é um ponto incontornável. O exercício físico melhora dramaticamente a sua confiança, de várias maneiras. Fá-lo sentir-se melhor em  relação à sua aparência; estimula o cérebro a produzir substâncias químicas que promovem a sensação de bem-estar, melhorando a sua disposição geral em relação à vida; constitui uma afirmação, tanto para si como para o mundo, de que você merece estar bem cuidado. Por outro lado, quando se sente forte fisicamente, também se sente forte noutros aspectos da sua vida.
5 – Consulte regularmente o médico e o dentista e lembre-se de que a higiene é algo fundamental – Coisas simples como manter as unhas arranjadas, os dentes brancos e o seu cabelo cortado e saudável fazem-no sentir-se mais atraente. Cuidar da sua saúde fazendo o seu check-up anual ou a limpeza semestral aos dentes aumentará e reforçará o sentimento de auto-importância. Não cuidar de si mesmo desta forma é negligência. A negligência, quer se trate de auto-negligência ou vinda de outra pessoa (uma coisa lena normalmente à outra), fá-lo sentir-se inadequado. Não a tolere. Você é importante – trate-se a si mesmo nessa conformidade.
6 – Sorria – Este é um dos actos de gentileza mais simples e mais poderosos. Há, inclusivamente, uma teoria especial que sustenta o que se acabou de dizer – a teoria do “feedback facial”. As expressões faciais enviam mensagens muito fortes ao nosso cérebro – o que não é de surpreender. Por isso, quando os outros nos sorriem, amigos, estranhos, colegas de trabalho, seja quem for, isso é um pequeno mas significativo estímulo ao nosso sentido de valor. Se sorrir para alguém, é provável que lhe retribuam o sorriso. Fazer um esforço consciente para sorrir mais vezes numa base diária torná-lo-á mais alegra e confiante  a longo prazo.
Estas são alguma dicas que poderão propulsionar a sua auto-estima.
Acredite se as puser em prática verá, a curto prazo, melhorias na forma como se vê a si próprio.
Quer estar na minha equipa? E conquistar a sua liberdade de tempo e financeira?
Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Porque não se deve seguir a maioria

Olá, Hoje querias que refletisses um pouco…. "Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir."    Mark Twain Esta frase pode chocar um pouco mas se analisarmos bem até faz todo o sentido. Vamos pensar na maioria...  ·  A maioria das pessoas é feliz? ·  A maioria das pessoas sente-se concretizada profissionalmente? ·  A maioria das pessoas é saudável? ·  A maioria das pessoas tem tempo para a sua família e para fazer o que mais gosta? ·  A maioria das pessoas tem um vida desafogada? ·  A maioria das pessoas realiza os seus sonhos? Se formos responder a estas perguntas, chegamos à conclusão que a resposta é negativa à maior parte delas. Devemos, então, ouvir o que a maioria pensa? Fará muito sentido seguir os padrões que a maioria segue? Fará muito sentido, ouvirmos os conselhos que a maior parte das pessoas tem para nos dar quando grande parte delas é infeliz, "pobre" (a vários níveis, principalmente por d