domingo, 5 de julho de 2015

Os 10 Mandamentos de Steve Jobs para Empreendedores



Steve Jobs marcou a história do empreendedorismo mundial com toda a sua estratégia para alavancar a Apple ao patamar de empresa inovadora.

Ele seguiu alguns mandamento que todo o empreendedor deveria aplicar na sua vida.

Confira os 10 mandamentos de Steve Jobs para os empreendedores (ou qualquer pessoa) que deseja alcançar os seus objetivos:

1 – Fazer o que gosta – É muito importante, senão mesmo fundamental gostar daquilo que fazemos. Atrevo-me até a dizer “ter paixão” pelo nosso trabalho ou profissão. Afinal passamos cerca de 1/3 da nossa vida desempenhando uma actividade profissional, logo é imperativo que amemos o que fazemos.

2 – Seguir a sua intuição – Sim, ouvir “as suas entranhas” como costuma dizer uma amiga minha. Sempre que tiver que tomar uma decisão, pense se realmente é isso que quer, sinta como se já tivesse tomado essa decisão e veja como se sente. Se se sentir bem….é porque é uma boa decisão. Todos nós temos aquela “luzinha” interior que nos indica se estamos ou não certos, e nos indica se nos sentimos ou não bem com o que fazemos.

3 – Investigar, Observar e Aprender – Quem acha que vai saltar a parte do conhecimento e da formação que esqueça: nunca vai fazer bem o que quer que seja. Mesmo que seja apaixonado e que goste daquilo que faz, sem o conhecimento certo e a formação adequada e específica nunca vai ser bem sucedido. E para aprender necessita de investigar tudo sobre o que é do seu interesse, observar tudo muito bem e olhar de uma forma crítica que só o conhecimento e a formação oferece.

4 – Escolher os melhores – Li algures que as 5 pessoas que nos rodeiam mostram exactamente o que somos, o que aspiramos e o que fazemos.Rodear-se dos melhores, para tirar deles o melhor e se inspirar no melhor, é a melhor forma de aprender.

5 – Arriscar-se pela sua ideia – Mesmo que os outros a achem um absurdo, mesmo que esteja sozinho nessa jornada, se acredita mesmo que a sua ideia vai funcionar, então vá em frente e arrisque. Dê o seu melhor!

6 – Seduzir os seus colaboradores e sócios – Ser empático, saber comunicar, colocar-se no lugar do outro e entender o seu ponto de vista é meio caminho andado para poder contar com a ajuda dos seus colegas e colaboradores.

7 – Manter uma equipa reduzida – uma equipa que possa “controlar” e administrar, para não se perder.

8 – A qualidade como religião – Pense sempre no melhor, em oferecer o melhor serviço, a melhor estratégia, a melhor qualidade de um determinado produto. Procure, após ter terminada uma tarefa,  analisar uma, duas, três vezes e verificar se poderá fazer melhor. Vai surpreender-se com as alterações que são feitas após uma última análise.

9 – Aprender com o fracasso – O fracasso, a derrota é o nosso melhor aliado. Em vez de deitar “a toalha ao chão”, verifique o que causou esse fracasso, os pontos que deve alterar, como deve proceder da próxima vez. Os erros são o melhor ensinamento, porque se os reconhecer, com certeza que não vai falhar na próxima vez.

10 – O momento é agora – Muitas pessoas vão adiando a vida todas uma decisão porque nunca se sentem seguras. Querem muito Mudar de Vida, as Oportunidades passam ao lado e nunca decidem. Pois, quando passa uma oportunidade à sua beira, decida nesse momento. Siga a sua intuição, e decida pelo AGORA.


A melhor decisão que tomei na minha vida para ter a minha Liberdade Financeira e de Tempo para poder fazer as coisas que mais gosto.

Gostaria de estar na minha EQUIPA?

Um grande abraço.
Luísa de Sousa