Avançar para o conteúdo principal

Sabe gerir as emoções e pensar positivo?



“A ciência considera as emoções não como atitudes inatas,
mas como atitudes a adoptar conforme a situação exige”
(Woman´s Health, Março/Abril, 2015).
Esta é uma revelação e uma reviravolta em tudo o que vínhamos pensando até agora sobre emoções.
Será que ser pessimista ou otimista é mesmo um estado que escolhemos?
Sim, sim, e sim……eu sempre defendi que nascemos como “uma tábua rasa” e que vamos adquirindo as nossas bases tendo em conta o nosso ambiente e interacções sociais.
E que temos a capacidade de colocar ou tirar “as lentes cor de rosa” dependendo das situações.
E é aqui que entra a Psicologia Positiva, uma abordagem centrando-se no melhor de cada pessoa.
Após décadas em que a psicologia apenas se centrou em patologias e nos comportamentos “anormais”, surge uma nova forma de olhar e pensar  nas coisas que fazem com que a vida valha a pena, dando ênfase às qualidades das pessoas e na promoção do seu funcionamento positivo.
O autor pioneiro desde campo é Martin Seligman, partilhando a crença de que as pessoas querem levar uma vida satisfatória e mais significativa.
A Psicologia Positiva tem 3 preocupações centrais: emoções positivas, traços individuais positivos, instituições positivas.
As emoções positivas estão relacionadas à satisfação com o passado, a felicidade no presente e a esperança no futuro.
A compreensão positivas dos traços individuais, “implica estudar as forças e virtudes como a capacidade de amar e trabalhar, coragem, compaixão, flexibilidade, autocontrolo, curiosidade, integridade, auto-conhecimento e sabedoria” (Dr. F. Magalhães, 2015).
Na compreensão das instituições positivas, implica o “estudo das forças que promovem melhores comunidades, como a justiça, educação, saúde, ética e tolerância no trabalho” (Dr. F. Magalhães, 2015).
Podem, então, os estados de felicidade e satisfação serem controlados por nós?
Segundo a Psicologia Positiva, sim.
A Dra. Catarina Rivero fala-nos da Psicologia Positiva e refere que nas últimas décadas os estudos desenvolvidos um pouco por todo o mundo “trazem-nos pistas para um bem-estar a nível macro e micro, verificando-se que as pessoas que se sentem mais satisfeitas com as suas vidas, tendem a cuidas das suas rotinas, planeando actividades que tenham significado e lhes tragam emoções positivas, mantêm-se activas no dia-a-dia, tendem a criar e manter mais relações interpessoais positivas, com maior tolerância, demonstrando mais gratidão, e a viver o dia-a-dia numa perspectiva mais apreciativa, valorizando os detalhes positivos e aproveitando oportunidades para fazer acontecer mais desses bons momentos”.
Vamos então aprender a pensar positivos?
Eis algumas dicas de como o fazer segundo Tânia Alexandre (Woman´s Health, março/abril, 2015):
1 - Medite – Pratique a meditação e técnicas de relaxamento diariamente.
2 - Registe os seus momentos positivos – Escreva, ao final de cada dia, três momentos positivos que tenham acontecido, durante pelo menos uma semana.
3 - Ria-se de si próprio e ria com os outros – Mantenha o nível de sentido de humor positivo no seu dia-a-dia (que não o sarcasmo ou o humor destrutivo).
4 – Seja grato – Escreva cartas de gratidão a pessoas que tenham sido importantes na sua vida, leia e entregue pessoalmente.
5 – Seja fiel aos seus valores – Escreva os valores fundamentais da sua vida e procure viver o dia-a-dia em concordância com os mesmos.
6 - Conviva com os outros – Mantenha rotinas relacionais com pessoas relevantes para si (amigos, familiares).
7 – Tenha hábitos saudáveis – Pratique exercício físico (caminhadas, yoga, pilates, etc.) e durma o número de horas satisfatório.
8 - Planifique – Planeie a rotina do dia-a-dia, integrando actividades gratificantes e com significado.
“Ser optimista pressupõe encarar a realidade numa perspectiva de busca de soluções e possibilidades de optimização das circunstâncias” – Catarina Rivero.
Portanto, quando enfrenta alguma adversidade, mais do que adoptar um sentimento de desesperança, vitimização ou centrar-se no problema, causa ou culpados, deverá passar o foco para a solução, para a meta e objectivo desejados, procurando sempre os pontos de melhoria para aprender futuramente.
Um abraço
Luísa de Sousa


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Criar um Blog do Zero

Tenho notado actualmente uma grande publicidade à  criação de Blogs , seja por motivos profissionais  – como uma forma de  ganhar dinheiro  – seja por motivos pessoais – gostar de escrever e poder levar as suas ideias ao mundo. Nunca os  Blogs  foram tão populares na Internet e cada vez mais pessoas e empresas querem criar um  Blog do zero  para desenvolverem os seus negócios e divulgação dos seus produtos. Qualquer que seja o motivo que leva a querer  criar um Blog do zero , a verdade é que não tão simples assim configurar um Blog, usar as ferramentas adequadas e escrever, para poder atrair muitas pessoas ao seu Site/Blog e assim poderem ver o seu produto. Eu confesso que quando iniciei com esta história de ter um  Blog , porque foi sempre um forte desejo, como forma de promover a área do fitness, saúde e bem-estar, não tinha qualquer informação acerca de como criar. Fiz como a maioria das pessoas. Pesquisei na Internet, configurei passo-a-passo, conforme as instruções