Avançar para o conteúdo principal

Sabe gerir as emoções e pensar positivo?



“A ciência considera as emoções não como atitudes inatas,
mas como atitudes a adoptar conforme a situação exige”
(Woman´s Health, Março/Abril, 2015).
Esta é uma revelação e uma reviravolta em tudo o que vínhamos pensando até agora sobre emoções.
Será que ser pessimista ou otimista é mesmo um estado que escolhemos?
Sim, sim, e sim……eu sempre defendi que nascemos como “uma tábua rasa” e que vamos adquirindo as nossas bases tendo em conta o nosso ambiente e interacções sociais.
E que temos a capacidade de colocar ou tirar “as lentes cor de rosa” dependendo das situações.
E é aqui que entra a Psicologia Positiva, uma abordagem centrando-se no melhor de cada pessoa.
Após décadas em que a psicologia apenas se centrou em patologias e nos comportamentos “anormais”, surge uma nova forma de olhar e pensar  nas coisas que fazem com que a vida valha a pena, dando ênfase às qualidades das pessoas e na promoção do seu funcionamento positivo.
O autor pioneiro desde campo é Martin Seligman, partilhando a crença de que as pessoas querem levar uma vida satisfatória e mais significativa.
A Psicologia Positiva tem 3 preocupações centrais: emoções positivas, traços individuais positivos, instituições positivas.
As emoções positivas estão relacionadas à satisfação com o passado, a felicidade no presente e a esperança no futuro.
A compreensão positivas dos traços individuais, “implica estudar as forças e virtudes como a capacidade de amar e trabalhar, coragem, compaixão, flexibilidade, autocontrolo, curiosidade, integridade, auto-conhecimento e sabedoria” (Dr. F. Magalhães, 2015).
Na compreensão das instituições positivas, implica o “estudo das forças que promovem melhores comunidades, como a justiça, educação, saúde, ética e tolerância no trabalho” (Dr. F. Magalhães, 2015).
Podem, então, os estados de felicidade e satisfação serem controlados por nós?
Segundo a Psicologia Positiva, sim.
A Dra. Catarina Rivero fala-nos da Psicologia Positiva e refere que nas últimas décadas os estudos desenvolvidos um pouco por todo o mundo “trazem-nos pistas para um bem-estar a nível macro e micro, verificando-se que as pessoas que se sentem mais satisfeitas com as suas vidas, tendem a cuidas das suas rotinas, planeando actividades que tenham significado e lhes tragam emoções positivas, mantêm-se activas no dia-a-dia, tendem a criar e manter mais relações interpessoais positivas, com maior tolerância, demonstrando mais gratidão, e a viver o dia-a-dia numa perspectiva mais apreciativa, valorizando os detalhes positivos e aproveitando oportunidades para fazer acontecer mais desses bons momentos”.
Vamos então aprender a pensar positivos?
Eis algumas dicas de como o fazer segundo Tânia Alexandre (Woman´s Health, março/abril, 2015):
1 - Medite – Pratique a meditação e técnicas de relaxamento diariamente.
2 - Registe os seus momentos positivos – Escreva, ao final de cada dia, três momentos positivos que tenham acontecido, durante pelo menos uma semana.
3 - Ria-se de si próprio e ria com os outros – Mantenha o nível de sentido de humor positivo no seu dia-a-dia (que não o sarcasmo ou o humor destrutivo).
4 – Seja grato – Escreva cartas de gratidão a pessoas que tenham sido importantes na sua vida, leia e entregue pessoalmente.
5 – Seja fiel aos seus valores – Escreva os valores fundamentais da sua vida e procure viver o dia-a-dia em concordância com os mesmos.
6 - Conviva com os outros – Mantenha rotinas relacionais com pessoas relevantes para si (amigos, familiares).
7 – Tenha hábitos saudáveis – Pratique exercício físico (caminhadas, yoga, pilates, etc.) e durma o número de horas satisfatório.
8 - Planifique – Planeie a rotina do dia-a-dia, integrando actividades gratificantes e com significado.
“Ser optimista pressupõe encarar a realidade numa perspectiva de busca de soluções e possibilidades de optimização das circunstâncias” – Catarina Rivero.
Portanto, quando enfrenta alguma adversidade, mais do que adoptar um sentimento de desesperança, vitimização ou centrar-se no problema, causa ou culpados, deverá passar o foco para a solução, para a meta e objectivo desejados, procurando sempre os pontos de melhoria para aprender futuramente.
Um abraço
Luísa de Sousa


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Caminho para a Liberdade Existe?

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio Imagina que vives uma vida em que dedicas todo o teu tempo àquilo que gostas de fazer! Imagina que dedicas quase toda a tua atenção a um projecto criado por ti, em vez de seres uma simples peça numa máquina que existe para enriquecer os outros! Imagina que te despedes do teu patrão e lhe entregas a carta de demissão lhe comunicando que vais Mudar de Vida e que não vais mais seguir ordens, horários rígidos, e que vais fazer as coisas na tua vida à tua maneira e ao teu ritmo! Imagina que hoje é o teu primeiro dia de Liberdade e que te preparas para trabalhar ligando o teu computador portátil no teu “escritório” em casa! Milhares de pessoas por todo o mundo estão a fazer exactamente isto. Estamos todos a reescrever as novas regras do trabalho, tornando-nos chefes de nós mesmos e criando um novo futuro. Este novo modelo de trabalho está a desenvolver-se a um bom ritmo para...

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t...

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama...

Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30

Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30 Bem vindos ao Desafio de Yoga, dia 30! Para este dia, a instrutora de  Yoga Kino  desafia-nos com estes 30 minutos de Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30, uma sessão de yoga, modalidade ashtanga, perfeito para fortalecer, tonificar, alongar todos os músculos do corpo, assim como, com a ajuda da inspiração e expiração, oxigenar a mente e o corpo. A prática do  yoga  está associada a vantagens  físicas, emocionais e, em última instância, espirituais . As vantagens  físicas do yoga incluem mais força, elasticidade, flexibilidade, equilíbrio estático e dinâmico e estamina  (Fraser, 2009). De acordo com a autora, ao contrário de muitos desportos e de rotinas de  fitness , o  yoga trabalha todos os músculos do corpo , e, este facto impede que se treine excessivamente grupos musculares específicos e que possa levar a lesões. Eis os benefícios da prática ...