Avançar para o conteúdo principal

Sentes-te feliz quando te levantas para ir trabalhar?



Como saber se estás feliz no teu trabalho?
Segundo um estudo realizado pelas Universidades de Stanford, Harvard e Claremont (USA), uma pessoa feliz no trabalho, ou com aquilo que faz, pode ser um trabalho fora de casa ouTrabalho a Partir de Casa, é aquela que faz o que gosta e, ao mesmo tempo, aquilo em que realmente se destaca, ou seja, estáapaixonada pelo que faz, de acordo com as suas preferências e aptidões.
Mas, de acordo com Daniel Goleman (Foco), na maior parte do tempo estamos stressadosangustiados, aborrecidos e com a sensação de que não estamos felizes e realizados.
Com a falta de emprego que existe actualmente em Portugal, quase que nem nos podemos dar ao luxo de sonhar com a nossa carreira de eleição, que estudamos e investimos anos, tempo e dinheiro na nossa formação.
Até atrevo-me a dizer que “somos obrigados” a aceitar o que quer que seja, com um salário miserável, porque escasseiam os empregos, e, temos de sobreviver.
Então, o que fazer?
Definhamos no emprego?
Procuramos outras oportunidades?
Continuarmos infelizes diariamente?
Sim, devemos sempre procurar outras oportunidades, elas até podem estar à nossa beira…..devemos sempre continuar a procurá-las e nunca desistir do nosso sonho, daquilo que realmente queremos fazer na vida e com a nossa vida.
Afinal a nossa felicidade depende daquilo que fazemos todos os dias, e o nosso trabalho absorve 7/8, senão mais horas do nosso dia.
Então o que fazer enquanto não chega aquela oportunidade que nos vai fazer sair desta má energia?
Para estar bem no teu local de trabalho (isto também se aplica a quem Trabalha a partir de Casa), e não te deixares levar pelas más energias que debilitam o teu dia-a-dia e estares com o ânimo em alta ao longo do teu dia aqui vão alguns conselhos para adoptares imediatamente (segundo Dália Bonet, Woman´s Health, 2014-2015):
1 – Corrige a tua Postura – De acordo com a Autoridade para as Condições do trabalho (ACT), as posturas incorrectas, cada vez mais frequentes no nosso dia-a-dia, sobrecarregam a coluna cervical, dorsal e lombar, tornando-se mais vulnerável a lesões, eventualmente graves, dando origem a uma “progressiva diminuição da nossa capacidade para o trabalho e aumentando o risco de desconforto e da dor, contribuindo também, para uma maior taxa de absentismo por doença”.
Então o que fazer?
Fazendo diariamente cerca de 1 hora de exercício físico. As modalidades que mais ajudam a prevenir estes problemas posturais são o Yoga, Pilates e Tai Chi Chuan.
Durante o teu dia no trabalho, evitar estar mais de 1 hora sentado na mesma posição, fazendo pequenos movimentos para aliviar a postura. A última moda, e que eu utilizo no meu Trabalho a Partir de Casa, é a utilização das Fitballs para substituir as cadeiras. Isto permite-me estar sempre em movimento, com uma postura alinhada e correcta, aumentando, assim, a flexibilidade e a tonificação dos abdominais e das pernas, estando em constante movimento, combatendo o sedentarismo.
- Diz adeus ao Stress – A maior parte das vezes exigimos o máximo de nós mesmos. E, de acordo com um estudo da Comunidade de Madrid (Espanha), o “stress é como uma patologia laboral que tem especial incidência no sector dos serviços”, sendo maior o risco em funções mais exigentes, especialmente aqueles que têm contacto directo com o público: comerciais, pessoal de saúde, atendimento, etc.
Para diminuir o stress provocado pelo trabalho, tenta cumprir o teu horário, não fazendo horas extra e não leves trabalho para casa. E sobretudo, reflecte sobre a verdadeira importância do trabalho na tua vida. Não tens mais nada além do trabalho? Família, amigos, lazer?
- Respira Fundo e Sai – Quando chega a hora de sair seja para o almoço, lanche ou saída ao fim do dia, fecha o computador, desliga tudo, respira fundo e sai. Isto aplica-se àqueles que têm por hábito não sair para as refeições e ficam a comer à frente do computador.
Deixa a tua mesa de trabalho – isto aplica-se  também a quemTrabalha a Partir de Casa – estica-te, agradece mais um dia produtivo, respira fundo e sai, nem que seja para apanhar ar. Afasta-te, nem que seja por 15 minutos (lanche), que só não vão ajudar a recarregar baterias, como vão melhorar o teu humor.
Sabias que os portugueses são o povo da Europa que mais sofrem no trabalho?
50% da nossa população sofre de stress no trabalho ( Agência Europeia para a Segurança no Trabalho).
Vamos fugir deste número?
Felizmente eu já não faço parte dele.
Um abraço


Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Criar um Blog do Zero

Tenho notado actualmente uma grande publicidade à  criação de Blogs , seja por motivos profissionais  – como uma forma de  ganhar dinheiro  – seja por motivos pessoais – gostar de escrever e poder levar as suas ideias ao mundo. Nunca os  Blogs  foram tão populares na Internet e cada vez mais pessoas e empresas querem criar um  Blog do zero  para desenvolverem os seus negócios e divulgação dos seus produtos. Qualquer que seja o motivo que leva a querer  criar um Blog do zero , a verdade é que não tão simples assim configurar um Blog, usar as ferramentas adequadas e escrever, para poder atrair muitas pessoas ao seu Site/Blog e assim poderem ver o seu produto. Eu confesso que quando iniciei com esta história de ter um  Blog , porque foi sempre um forte desejo, como forma de promover a área do fitness, saúde e bem-estar, não tinha qualquer informação acerca de como criar. Fiz como a maioria das pessoas. Pesquisei na Internet, configurei passo-a-passo, conforme as instruções