Avançar para o conteúdo principal

Inteligência Emocional e o Sucesso


É mesmo inteligente?
Já fez um teste de QI e o resultado não foi o que esperava?
Quando falamos de Inteligência, tendemos a pensar na “qualidade mensurável”, associada a um bom rendimento escolar, êxito e sucesso profissional e ser bem sucedido noutras áreas da vida.
Este conceito está tão bem enraizado que  nos habituamos a dar valor aos testes de inteligência para classificar as pessoas segundo o seu talento, especialmente as crianças.
E de “acordo com a pontuação obtida – que define o QI, Quociente de Inteligência – moldamos as nossas expectativas para o futuro, não só o nosso, mas o dos outros também” (Eva Pedroso).

Investigações recentes têm demonstrado que “pessoas com quocientes de inteligência enormes não conseguem ter sucesso na vida, debatendo-se com problemas vários, o que tem contribuído para o declínio do poderio absoluto deste valor como marca inquestionável das características de cada um – a par do peso, estatura ou pressão arterial”(Eva Pedroso).
Psicólogos e outros peritos na área já se aperceberam que existem outros factores bem mais importantes a ter em conta quando se procura o sucesso ou ultrapassar o fracasso.
Ora, isto começou a deitar por terra a validade dos testes de inteligência nos últimos anos, apesar de ainda serem aplicados para predizer, com rigor mensurável, o rendimento académico e profissional das pessoas.

Onde entram as Emoções?

O conceito Inteligência Emocional foi popularizado por Daniel Golemann no livro “Inteligência Emocional” que trouxe anos de “investigações científicas que provaram  que apenas 20% do nosso sucesso depende do quociente de inteligência, estando os restantes 80% a cargo da componente emocional” (Eva Pedroso).
Sendo que os tradicionais testes de inteligência dão grande ênfase a um conjunto restrito de aspectos da inteligência, como habilidades matemáticas, linguísticas, e espaciais, ao raciocínio lógico e a compreensão de analogias, ignorando outros elementos, entre os quais a inteligência emocional.

O que é a Inteligência Emocional?

Segundo Eva Pedroso, é a capacidade de reconhecimento de emoções, a sua utilização de forma positiva no estabelecimento de relações com quem nos rodeia e a capacidade de perseguirmos os nossos objectivos com persistência e determinação.
Ora, a inteligência emocional, “combina uma série de características que nada têm a ver com habilidades matemáticas e linguísticas, mas relacionam-se sobretudo, com o comportamento, atitudes e a socialização, ou seja,  o auto conhecimento, a empatia, o optimismo, o controlo de impulsos e a capacidade para controlar a raiva e a ansiedade.

A Inteligência Emocional e o Sucesso

 Para os defensores da inteligência emocional o “sucesso no trabalho depende, sobretudo, da capacidade de lidar com os outros e, do controlo sobre  ansiedade e o medo, e não tanto do quociente de inteligência”.
Inclusive afirmam, que “os menos inteligentes emocionalmente são quase sempre maus líderes e apresentam maiores dificuldades de aprendizagem”. (Eva Pedroso).
Isto significa que o nosso estado emocional tem um impacto directo na capacidade de receber e interiorizar a informação, ou seja, se está constantemente ansioso, agressivo e com medo, não conseguirá tomar decisões com clareza e assertividade.
Utilizando a nossa inteligência emocional, irá ajudar-nos a sermos mais criativos e produtivos, permitindo trabalhar melhor em equipa – qualidades que actualmente todos prezam.
Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Criar um Blog do Zero

Tenho notado actualmente uma grande publicidade à  criação de Blogs , seja por motivos profissionais  – como uma forma de  ganhar dinheiro  – seja por motivos pessoais – gostar de escrever e poder levar as suas ideias ao mundo. Nunca os  Blogs  foram tão populares na Internet e cada vez mais pessoas e empresas querem criar um  Blog do zero  para desenvolverem os seus negócios e divulgação dos seus produtos. Qualquer que seja o motivo que leva a querer  criar um Blog do zero , a verdade é que não tão simples assim configurar um Blog, usar as ferramentas adequadas e escrever, para poder atrair muitas pessoas ao seu Site/Blog e assim poderem ver o seu produto. Eu confesso que quando iniciei com esta história de ter um  Blog , porque foi sempre um forte desejo, como forma de promover a área do fitness, saúde e bem-estar, não tinha qualquer informação acerca de como criar. Fiz como a maioria das pessoas. Pesquisei na Internet, configurei passo-a-passo, conforme as instruções