Avançar para o conteúdo principal

Porque Odeiam os Jovens o Primeiro Emprego?



trabalho-online.jpg

Quando os jovens saem da faculdade esperam conseguir logo emprego na área que se formaram ou noutra que sintam afinidade.

A maior parte das vezes isso não acontece e quando acontece são frequentemente apelidados de “incompetentes” só porque não têm experiência.

Não há dúvida que a nova geração que entra agora no mercado de trabalho é rotulada como “um bando de miúdos mimados que não querem se esforçar”.

Ora o que acontece é que os jovens não estão preparados para o mundo árduo do trabalho.

As Falsas Ilusões

Muitos são apaparicados pelos pais, acreditam que são especiais e não estão preparados para as dificuldades da vida.

Esta nova geração cresceu a ouvir dizer que poderiam conseguir tudo o que queriam, que bastava lutar por isso. Na faculdade, pensavam que ter um diploma garantia uma boa carreira.

Mas esta ideia de que ter um diploma equivale a garantia de sucesso ao longo da vida, está sendo posta de lado com o passar do tempo, especialmente quando sabemos que tantos jovens entram hoje para a faculdade.

E quando terminam o curso, começam a enviar currículos, com a informação colada “preciso-de-trabalho urgentemente“.

E muito recém licenciados, especialmente aqueles que precisam de dinheiro urgentemente, estão tão desesperados que nem sequer têm tempo nem energia para pensar qual o emprego certo.

Acabam por aceitar “gato por lebre”, aceitando funções que não têm nada a ver com o que estudaram, na ânsia de que mais tarde “as coisas possam mudar”.

A Dura Realidade


Uma vez conseguido o primeiro emprego e com os dias a passar a realidade vem ao de cima.

No primeiro dia, fotocopia documentos, atende chamadas telefónicas, faz recadinhos ao chefe e colegas com menos habilitações, anda de um lado para outro a arquivar papéis e pensam:
  • Andei 4 anos na faculdade para isto?
E os dias passam, ficam cada vez mais desanimados, frustrados, não percebem porque não dão oportunidades melhores, e ficam cada vez mais desmotivados.

E quando algo corre mal lá vem a eterna frase:
  • Estudou tanto e é incompetente!
  • Tem um curso superior mas não sabe fazer nada!
Meses depois de frustração, começam a perceber o que se passa…..afinal ninguém os alertou para as dificuldades do mundo do trabalho o que os colocou “involuntáriamente na ignorância”.

Sim, sentem-se ignorados, com medo de bloquearem, de regredirem nos seus conhecimentos e capacidades.

Afinal, os chefes só querem que façam bem aquilo que lhes é pedido, o que na maioria das vezes não o fazem, tal a frustração e desânimo que se encontram.

Como Sobreviver e Não se Deixar ir Abaixo?

Como sobreviver, dar o seu melhor, ser valorizado, mesmo sabendo que não é aquilo que querem para si?

Mesmo sabendo que não são valorizados pelos seus conhecimentos e capacidades?

Como serem tratados como merecem?

Primeiro, precisam saber que para chegar ao topo de uma carreira ou profissão, é necessário trabalhar muito.

Sim….trabalhar muito, mesmo que nalgumas tarefas que gostem menos!

Devem sempre dar o melhor de si e tentar ser feliz apesar de tudo, pois é uma fase que poderá ser passageira.

Muitas das pessoas mais felizes em início de carreira ocupam-se com outras actividades mais gratificantes, como dar explicações, fazer voluntariado, ou um hobby prazeroso que tenha a ver com a sua área de formação.

Se detestam o emprego, envolvam-se em actividades que os preencham e assim, sentir-se-ão realizados.

Todas as experiências de trabalho contam e esse trabalho que tanto odeiam e que os tornam infelizes poderá ser uma alavanca para algo melhor, logo têm de tirar partido do melhor que esse emprego oferece.

Não façam apenas um café para o chefe, mas façam o melhor café que o chefe alguma vez bebeu!!!

Sejam o mais profissional possível ao atender uma chamada telefónica!

Em vez de estarem com “má cara” para os colegas, formem laços, acrescentem novas competências ao currículo, aprendam o máximo que puderem sobre a empresa que estão e façam trabalho extra para mostrar a sua dedicação.

E quanto menos esperam…..irá surgir aquela oportunidade de sucesso!

Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama...

O Caminho para a Liberdade Existe?

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Confúcio Imagina que vives uma vida em que dedicas todo o teu tempo àquilo que gostas de fazer! Imagina que dedicas quase toda a tua atenção a um projecto criado por ti, em vez de seres uma simples peça numa máquina que existe para enriquecer os outros! Imagina que te despedes do teu patrão e lhe entregas a carta de demissão lhe comunicando que vais Mudar de Vida e que não vais mais seguir ordens, horários rígidos, e que vais fazer as coisas na tua vida à tua maneira e ao teu ritmo! Imagina que hoje é o teu primeiro dia de Liberdade e que te preparas para trabalhar ligando o teu computador portátil no teu “escritório” em casa! Milhares de pessoas por todo o mundo estão a fazer exactamente isto. Estamos todos a reescrever as novas regras do trabalho, tornando-nos chefes de nós mesmos e criando um novo futuro. Este novo modelo de trabalho está a desenvolver-se a um bom ritmo para...

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t...

Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30

Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30 Bem vindos ao Desafio de Yoga, dia 30! Para este dia, a instrutora de  Yoga Kino  desafia-nos com estes 30 minutos de Ashtanga Yoga para Iniciantes – Desafio de Yoga, dia 30, uma sessão de yoga, modalidade ashtanga, perfeito para fortalecer, tonificar, alongar todos os músculos do corpo, assim como, com a ajuda da inspiração e expiração, oxigenar a mente e o corpo. A prática do  yoga  está associada a vantagens  físicas, emocionais e, em última instância, espirituais . As vantagens  físicas do yoga incluem mais força, elasticidade, flexibilidade, equilíbrio estático e dinâmico e estamina  (Fraser, 2009). De acordo com a autora, ao contrário de muitos desportos e de rotinas de  fitness , o  yoga trabalha todos os músculos do corpo , e, este facto impede que se treine excessivamente grupos musculares específicos e que possa levar a lesões. Eis os benefícios da prática ...