domingo, 3 de janeiro de 2016

Os 5 Ingredientes do Bem-Estar


shutterstock_59208547


O que é que lhe vem à cabeça quando pensa no número cinco?
Uma excelente nota no ensino básico?
O dia de aniversário do seu filho?
O número de meses para as próximas férias?
Os quilos que deve perder?
Ora bem, de agora em diante o número cinco será também o símbolo do seu bem-estar.
O verdadeiro bem-estar é um cocktail.
Deve ser preparado com os 5 “ingredientes” do Bem-Estar, misturados em doses diferentes para cada um de nós, conforme o nosso ambiente, estilo de vida e personalidade.
É a chamada regra dos cinco…..para alcançar o seu bem-estar e ser feliz!
Para estar verdadeiramente em, não basta só estar em boa forma física, necessita também de estar bem psíquica e espiritualmente.
bem-estar-mental
Eis, então as cinco “regras” do Bem-Estar para um corpo e mente em equilíbrio:
1 – Bem-Estar Físico – Pratique uma actividade física regular, pelo menos 3 vezes por semana, durante 30 minutos. Existem actividades variadas como pilates, yoga, treino de força, cardio, dança, etc., que com certeza, encontrará a que seja “a sua cara”. Durma 8 horas por noite, siga uma dieta adequada e renuncie ao tabaco e álcool.
2 – Bem-Estar Emocional – Aprenda a descarregar o stress e as tensões com a musicoterapia ou coloque uma música que gosta e deixe-se “levar” durante 30 minutos. Faça exercícios de respiração e meditação como o yoga e pilates. O importante é que consiga relaxar….
3 – Bem-Estar Social – Não se isole. Saia para almoçar, ao cinema, a um café, ao teatro, ao shopping fazer compras com os amigos. Construa a sua rede se ralações afectivas e viverá mais e mais feliz.
4 – Bem-Estar Intelectual – Treine o seu cérebro e a sua mente. Leia, aprenda outra língua, inscreva-se num curso ou formação, jogue xadrez e às cartas. Trabalhe o raciocínio, mas também a imaginação e criatividade inscrevendo-se num projecto de arte, por exemplo.
5 – Bem-Estar Espiritual – Encontre-o na meditação ou na oração. Sim, orar e meditar é um excelente exercício para o espírito. Todas as noite agradeça as bênçãos recebidas e reserva 15 minutos para meditar, relaxar e reflectir em tudo o que deseja receber para poder acrescentar valor aos outros. Dedique-se aos outros, o amor , a compaixão e a fé são agradáveis companheiros de vida.
O conceito de Bem-Estar é muito subjectivo e vária de pessoa para pessoa.
Mas com estes 5 Ingredientes para uma Vida Plena, vivê-los em menor ou maior intensidade, mas vivendo-os como um todo,  fará toda a diferença na sua vida.
Um abraço
Luísa de Sousa