Avançar para o conteúdo principal

Yoga para Dor Ciática – 30 minutos


Yoga para Dor Ciática – 30 minutos

Nestes 30 minutos de Hatha Yoga para quem sofre de dor ciática, vão dar-lhe uma sensação de melhoras, bem-estar e diminuição da dor.
Os movimentos de yoga neste vídeo incidem essencialmente sobre a zona lombar, dorsal, abdominais, coxas, glúteos, costas, etc.
Faça este treino Yoga para Dor Ciática – 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana para melhores resultados!

O que é a dor ciática?

A dor ciática não é uma doença mas sim um sintoma de uma condição médica subjacente. Falamos em dor ciática para descrever os sintomas de dor, formigueiro, fraqueza ou adormecimento que se originam na região lombar, descem pela região glútea até à porção posterior da perda, acompanhando o trajecto do nervo ciático.
O nervo ciático é o nervo mais longo do nosso corpo e estende-se da região lombar da medula espinal até à região posterior de cada perna, enviando depois ramificações até ao pé.
A dor ciática resulta da compressão ou irritação deste nervo e, por isso, acompanha o seu trajecto (CUF).

Como se manifesta a dor ciática?

Os sintomas podem variar dependendo do tipo, localização e gravidade da condição que provoca a dor ciática.
De um modo geral, a dor é intensa e aguda. Como regra, a dor é constante e ocorre apenas numa das nádegas ou pernas, embora raramente possa atingir os dois lados.
A posição sentada tende a agravar a dor, que se acompanha de uma sensação de queimadura ou de formigueiro. Pelo contrário, a dor melhora durante a marcha ou na posição deitada, mas, quando é muito intensa, pode tornar difícil a posição de pé ou a marcha.
A tosse ou o espirrar podem acentuar a dor.
As dores podem também atingir a região lombar da coluna, embora sejam mais intensas na perna.
A presença de fraqueza ou de uma sensação de adormecimento podem tornar difícil o movimento da perna ou do pé. Esta dor pode ser inconstante ou permanente, tornando-se, neste caso, incapacitante.
Na maioria dos casos, os sintomas melhoram ao fim de algumas semanas ou meses, apenas com recurso a analgésicos. Se os sintomas forem muito graves ou incapacitantes poderá ser necessário recorrer a cirurgia (CUF).

Quais as causas da dor ciática?

Como se referiu, esta dor resulta da compressão do nervo ciático, que pode acontecer por fora ou por dentro do canal onde passa a medula espinal.
Essa compressão pode ser causada por uma hérnia discal (a causa mais comum), uma contractura muscular em torno do nervo ciático, um aperto do canal onde passa a medula espinal, um desalinhamento de uma vértebra.
Com frequência, um determinado evento ou trauma não desencadeia imediatamente a dor ciática e ela apenas vai-se desenvolvendo ao longo do tempo (CUF).

Como se diagnostica a dor ciática?

Para lá da história clínica e da observação médica cuidadosa, o diagnóstico baseia-se em métodos de imagem, como a ressonância magnética.
Poderão ser importantes outros exames neurológicos para avaliar o estado do nervo ciático (CUF).

Como se trata a dor ciática?

Considerando que a dor ciática é um sintoma, o tratamento consiste na resolução das causas desse sintoma.
Na maioria dos casos, o tratamento é conservador, estando a cirurgia reservada para os casos mais graves.
Cerca de 80 a 90% dos casos de dor ciática resolvem-se sem cirurgia e cerca de metade das crises dura menos de seis semanas.
O recurso ao exercício físico devidamente programado e ao calor ou frio para alívio da dor e do espasmo são boas opções não médicas. A fisioterapia consegue bons resultados em muitos casos.
O recurso a medicamentos anti-inflamatórios reduz a dor e a inflamação que contribui para prolongar a dor ciática. Nunca esquecer que estes medicamentos podem apresentar efeitos secundários e devem ser sempre recomendados pelo médico em função dos antecedentes de cada paciente. Os medicamentos com acção relaxante muscular também podem ser úteis.
Perante casos de dor muito intensa, pode-se recorrer a uma injecção de corticóides na região epidural, de modo a reduzir a inflamação de um modo mais rápido.
cirurgia está indicada quando a dor é muito intensa ou não melhora ao fim de 6 a 12 semanas. A cirurgia visa corrigir a causa da compressão do nervo ciático. Sendo a hérnia discal a causa mais comum de dor ciática, a cirurgia mais frequentemente realizada é a remoção do disco intervertebral que provoca essa compressão, permitindo um alívio sintomático em 90 a 95% dos doentes operados (CUF).

Como se previne a dor ciática?

Embora os processos degenerativos que conduzem à hérnia discal não possam ser evitados, existem algumas medidas que ajudam a proteger a coluna e a reduzir o risco de hérnia discal e dor ciática.
É, por exemplo, importante adoptar uma técnica correcta em manobras de levantamento de pesos, mantendo as costas bem direitas. A manutenção de uma boa postura é importante em todos os momentos porque ajuda a reduzir a pressão sobre a coluna. O exercício físico fortalece os músculos das costas e os abdominais, o que também protege a coluna.
É importante não estar sentado durante longos períodos de tempo consecutivos.
Finalmente, o tabaco acelera a degeneração dos discos intervertebrais, pelo que deve ser evitado (CUF).

Referência:
https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/dor-ciatic

Divirta-se!
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Porque não se deve seguir a maioria

Olá, Hoje querias que refletisses um pouco…. "Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir."    Mark Twain Esta frase pode chocar um pouco mas se analisarmos bem até faz todo o sentido. Vamos pensar na maioria...  ·  A maioria das pessoas é feliz? ·  A maioria das pessoas sente-se concretizada profissionalmente? ·  A maioria das pessoas é saudável? ·  A maioria das pessoas tem tempo para a sua família e para fazer o que mais gosta? ·  A maioria das pessoas tem um vida desafogada? ·  A maioria das pessoas realiza os seus sonhos? Se formos responder a estas perguntas, chegamos à conclusão que a resposta é negativa à maior parte delas. Devemos, então, ouvir o que a maioria pensa? Fará muito sentido seguir os padrões que a maioria segue? Fará muito sentido, ouvirmos os conselhos que a maior parte das pessoas tem para nos dar quando grande parte delas é infeliz, "pobre" (a vários níveis, principalmente por d