sábado, 20 de dezembro de 2014

Desistir ou não Desistir!



Olá
O livro que vou sugerir-te hoje, mudou a minha forma de pensar em relação à palavra “desistir” e fez-me compreender que a desistência estratégica é uma das grandes chaves do sucesso.
A palavra desistir é muitas vezes associada a um “bicho papão” ao qual devemos sempre resistir, mas na realidade, não desistir pode ser uma péssima decisão a tomar.
Até ler este livro, eu acreditava que os “vencedores nunca desistem” e que “só os fracos desistem”. Mas nesta ordem de ideias, o que é que acontece quando já não temos mais alternativas?
Fracassamos!
Fracassar não é a mesma coisa que desistir. O fracasso surge quando já desperdiçamos todos os nossos recursos disponíveis, energia, motivação, dinheiro e tempo. Já desistir deve surgir quando se verifica que o caminho escolhido está errado e que ao insistir vamos fracassar.
Este artigo foi inspirado no livro " O Ponto Morto" de Seth Godin.
Em género de síntese, aqui vão os pontos principais:
• Desistir das coisas erradas e manter as coisas certas;
• Saber onde estás e para onde queres ir;
• Perceber a importância de se ser o número 1 no mercado;
• Saber distinguir situações que levam ao fracasso ou ao sucesso;
• Perceber em que momentos deves desistir;
• Como enfrentar o medo de desistir.

Desenvolvendo a sua teoria, Godin considera que o segredo “para ser o melhor do mundo”, a expressão é dele, é entender quando se deve desistir, ou, pelo contrário, quando, por mais negra que seja a paisagem, se deve persistir.

Assim sendo, o novo livro do guru é sobre as boas e as más desistências. Por boas, Godin entende a capacidade de lucidez que permite a profissional perceber que está a realizar uma má aposta, que não lhe vai trazer qualquer ganho presente ou futuro, devendo então desistir e reorientar a sua carreira. 

Mas muitas vezes desistimos logo ao primeiro obstáculo.

Muitas vezes já estamos a ver a "luz ao fundo do túnel" e fingimos não a ver...

Ou porque queremos resultados de imediato...

Ou porque um simples obstáculo é considerado fracasso...

Ou porque não sabemos contornar os obstáculos.

Mas, muitas vezes para estar "lá em cima" e chegar a atingir o nosso objectivos, temos uma caminhada com degraus, uns mais altos outros mais baixos, e se virmos que existem possibilidades de ir em frente....deveremos ter persistência e aguentar...porque lá chegaremos.

Portanto....o lema é nunca desistir...só mesmo se tivermos a certeza que não insistir é a melhor solução.

Um abraço
Luísa de Sousa