Avançar para o conteúdo principal

A preocupação não serve para nada…….então, como evitar?




Quando falamos de preocupação,  estamos a falar não só das atitudes para connosco próprios, como também as nossas atitudes em relação à vida e ao mundo que nos rodeia.
Falo essencialmente qual a nossa atitude quando a vida nos apanha desprevenidos?
Quando alguma coisa menos boa nos acontece?
Escolhe aprender com isso e ganhar mais discernimento e clareza?
Ou permite que isso o esmague, vendo na derrota uma confirmação da sua própria incapacidade?
Para aprender a saber lidar e a transformar as nossas atitudes negativas não se limita à nossa visão interior, também devemos olhar e examinar com clareza e honestidade de que forma as nossas atitudes exteriores nos estão a condicionar.
É possível aproveitar uma situação de adversidade e transformá-la numa oportunidade de sucesso?
Sim…..e….
Transformar a nossa atitude interna e modificar a nossa forma de ver o mundo, tornando-nos resistentes e aptos a enfrentar qualquer fracasso, derrubar medos e obstáculos e superar os contratempos.
E o que nos impede de ter atitudes internas e externas com clareza?
Uma delas é a Preocupação Excessiva..
Diga-me com sinceridade! O que é que a preocupação e o stress que lhe segue trazem de positivo?
Não fazem mais do que piorar todas as situação. A ansiedade que vem junto com a preocupação é inútil, não serva para nada,  excepto para nos retirar energia valiosa que podia estar a ser aproveitada para olhar com clareza e criar uma nova situação.
E como evitar que  a preocupação não nos ameace?
Concentrando-se no presente!
Sim, concentrar-se exclusivamente o momento presente.
Muitas vezes quando nos preocupamos em demasia e com isso nos descontrolamos, é porque tememos que determinada coisa nos aconteça futuramente. E, em muitos casos, a antecipação é mais assustadora doa que a realidade.
E preocupa-mo-nos muitas vezes com algo que nunca chega a acontecer, mas se por acaso acontecer, não há preocupação prévia que possa ajudar. 
Quando começar a se sentir ansioso, pergunte-se como é que estão as coisas realmente neste preciso momento.
Tem saúde?
Tem emprego?
Tem uma família que o adora?
Tem um montão de amigos?
Está a aguentar-se financeiramente?
É claro que acontecem coisas mais, e não deve entrar em estado de “negação cega” dessa possibilidade.
Deve, sim, planear com antecedência e tomar as precauções necessárias para se salvaguardar a si próprio e às pessoas que o rodeiam e ama.
Mas não pode permitir, de forma alguma, que problemas que ainda não existem estraguem a sua vida e o impeçam de viver bem o seu dia-a-dia.
Não se permita “sofrer com antecedência”.
E se por acaso uma situação negativa ocorrer, tentará resolvê-la da forma mais produtiva possível, mas até lá viva o momento e concentre-se nas suas tarefas actuais.
Eu era uma preocupada “compulsiva” até que vi a minha saúde não só psíquica, como física, familiar e social a degradarem-se lentamente.
Porque me preocupava exageradamente com situação que me estavam afazer afundar-me cada vez mais.
Preocupava-me com as contas ao fim do mês.
Preocupava-me com o trabalho árdua que vinha exercendo.
Preocupava-me com A,B e C….
E quando planeei muito bem tudo o que queria para a minha vida, tudo aquilo que ambicionava, deixei de lado tudo o que me estava a degradar….entre elas um emprego mal pago, onde não era reconhecida pelo meu valor académico e decidi deixar de me preocupar e agi…..tomei a melhor decisão da minha vida.
Ponderei tudo à letra e decidi. 
Agora só me preocupo com o presente, vivo muito bem sem noites de insónia e sem pressão arterial elevada, mãos suadas e dores de cabeça tensionais.
Estou a ter a vida que eu sempre quis….
Se queres aceder à minha newsletter deixa aqui o teu email
Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Porque não se deve seguir a maioria

Olá, Hoje querias que refletisses um pouco…. "Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir."    Mark Twain Esta frase pode chocar um pouco mas se analisarmos bem até faz todo o sentido. Vamos pensar na maioria...  ·  A maioria das pessoas é feliz? ·  A maioria das pessoas sente-se concretizada profissionalmente? ·  A maioria das pessoas é saudável? ·  A maioria das pessoas tem tempo para a sua família e para fazer o que mais gosta? ·  A maioria das pessoas tem um vida desafogada? ·  A maioria das pessoas realiza os seus sonhos? Se formos responder a estas perguntas, chegamos à conclusão que a resposta é negativa à maior parte delas. Devemos, então, ouvir o que a maioria pensa? Fará muito sentido seguir os padrões que a maioria segue? Fará muito sentido, ouvirmos os conselhos que a maior parte das pessoas tem para nos dar quando grande parte delas é infeliz, "pobre" (a vários níveis, principalmente por d