Avançar para o conteúdo principal

Como usar o medo para se tornar mais forte?



Como usar o medo para se tornar mais forte?
Existem muitos conceitos por aí, de gurus de auto ajuda, de livros, de conselhos tirados da internet para sermos “destemidos” com tudo e todos.
A própria palavra “destemido” parece evocar cenas de pessoas desafiando tudo o que aparece e que nos faz frente.
A verdade é que nem vale a pena tentar não temer coisa alguma – nem vale mesmo a pena tentar!
Todos, mas mesmo todos, todas as criaturas sentem medo, desde ao mais pequeno insecto ao mais poderoso presidente.
“O medo é intrínseco à natureza humana” – diz-nos Jillian Michaels (How to build an exceptional life), por isso se pensar que pode escapar ao medo, deixe essa ideia de lado.
O que devemos fazer, o truque, é não ignorar o medo, mas sim enfrentá-lo e aproveitar e ler a mensagem que eles nos trazem e olhá-los como um incentivo à acção.
“Somente encarando os seus medos abertamente poderá beneficiar das lições valiosas neles contidas e seguir em frente ainda mais forte” – Jillian Michaels.
O medo pode levá-lo directamente ao pânico, à confusão. Pode paralisá-lo e destruí-lo, ao ponto de suscitar aquilo que há de pior.
Ou poderá levá-lo à “clareza e entendimento” e  tornar-se na sua maior fonte de motivação, estimulando-o a vencer os maiores obstáculos.
“Um dos maiores triunfos da vida, é, sem dúvida, aprender  a deixar que o medo traga clareza à vida, ao invés de loucura,….., e isso está nas suas mãos” – Jillian.
 E como devemos usar o medo para nos tornarmos mais fortes?
Sendo suficientemente corajoso e olhar dentro de si próprio. Analisar os porquês dos medos, interrogar-se sobre os seus sentimentos e emoções, sobre a origem das inseguranças que levam a ter medo, saber comunicar as suas necessidades, ver as alternativas que estão na mesa e ver sempre o lado positivo.
A isto chama-se gerir o próprio medo. Por que o medo mal gerido poderá fazer com que se feche em si mesmo e impedi-lo de encontrar o caminho da felicidade que tanto merece.
Gerindo o próprio medo, leva-nos ao caminho mais temido – o da mudança.
A mudança é talvez o nosso medo mais destrutivo e é exactamente aquele que devemos enfrentar. 
É o que no fundo mais desejamos….Mudar!
Apesar de todos mais da vida e o estarmos constantemente a evocar, tememos tudo o que nos possa levar para território desconhecido.
Todos nós queremos um melhor emprego, ganhar mais dinheiro, mais amor, mais amizades, uma vida mais folgada, mais liberdade, ser bem sucedido etc.,etc.,etc., mas na verdade quase nada fazemos para o conseguir…..exactamente com medo da mudança.
“E quando resistimos à mudança, tememos tudo…..e impede-se a si mesmo de evoluir. Na verdade o medo é um indicador de que está no caminho da mudança, portanto ele faz naturalmente parte da sua jornada de vida” – Jillian.
Avançar rumo ao desconhecido é abrir-se a novas possibilidades. Se conseguir vencer o medo e libertar-se das situações que o provocam, estará a abrir o espaço emocional dentro de si para olhar para novas oportunidades, deixando, assim, de ficar paralisado com o medo.
Se conseguir dominar o medo, poderá, por conseguinte, procurar outras soluções, outras oportunidades e acabará por as encontrar.
Portanto, não fuja dos seus medos, porque se o fizer acabará por esbarrar contra a parede e não vai chegar a lado nenhum.
Eu abri-me a infinitas possibilidades quando decidi enfrentar o que me estava a incomodar.
Decidi enfrentar o medo da Mudança, exactamente aquele que eu mais temia, e como que por magia, tornei-me mais forte.
E quando aprende a enfrentar o medo, torna-se mais forte e mais poderoso.
Um abraço
Luísa de Sousa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamento positivo, é preciso!

A forma como pensas, mesmo a um nível mais profundo do teu subconsciente, afecta o teu comportamento de várias maneiras, sem que te apercebas. Por sua vez, o teu comportamento molda a tua realidade, novamente de maneiras que, frequentemente te passam despercebidas. Então, podemos afirmar que o pensamento positivo te motiva a agir de uma forma positiva, "acionando uma reação em cadeia que transforma o resultado de uma situação a teu favor". Reflecte um pouco sobre isto. Se tens um desejo, e acreditas que podes alcançá-lo, o teu "comportamento será naturalmente mais assertivo e confiante". Sentir-te-ás vitorioso, mesmo que ainda não tenhas alcançado a meta. Concluis, então, que tudo o que pensas em geral e sobretudo sobre ti próprio constitui a base de todas as tuas acções, pequenas e/ou grandes. Se te sentires forte e confiante poderás, por conseguinte, realizar ações poderosas para obteres resultados igualmente poderosos. É assim com tudo na t

A Luta que leva ao Sucesso

"O sucesso é impossivel - impensável, mesmo - sem Luta." A luta é um meio inteligente através do qual a Natureza obriga os homens a desenvolverem-se, expandirem-se e progredirem. É uma experiencia que pode ser penosa ou magnífica, dependendo da atitude de cada um. A vida, do nascimento à morte, é literalmente uma cadeia ininterrupta de lutas cada vez maiores, inevitáveis. A educação que recebemos nas luta que travamos é cumulativa, e a recebemos um pouco de cada vez, com cada experiência que passamos. A luta, enrijece o homem. E a maioria das pessoas tenta passar pela vida seguindo o caminho da menor resistência, o mais fácil, o que nos fazem seguir. Simplesmente, a maioria desiste de lutar. A luta obriga-nos a andar quando preferíamos ficar parados. E afastamo-nos cada vez mais do sucesso. Porque nada na vida é conseguido sem a Luta. E os prémios cabem aos que lutam. Aos que enfrentam os desafios. Aos que enfrentam de peito aberto as dificuldades

Cuidado com os 5!

"As cinco pessoas que te são mais próximas poderão influenciar o teu sucesso" - Randy Gage. Uma das coisas que mais me chama à atenção é o facto de, em reuniões, eventos, grupos de amigos, etc., as mesmas pessoas parecem estar sempre presentes nos mesmos encontros. As pessoas tendem a permanecer sempre no mesmo nível, ou patamar, de status social  ou de negócios. Quando conhecem novos amigos, colaboradores, parceiros, fazem-no habitualmente no âmbito do seu círculo de actividade, quer se trate da religião, trabalho, escola, hobby. Por conseguinte, raramente abandonam o nível ou patamar em que se encontram. Isto não é mau....até é bem possível permanecer no mesmo círculo e ser bem sucedido. Mas, se quiseres ir mais longe.... Ou se consideras que está a estagnar no ponto onde te encontras, necessitarás de subir um ou dois níveis. E se queres realizar grandes sonhos, por exemplo na área profissional ou de negócios, "precisas sair do teu círculo (ou patama

Criar um Blog do Zero

Tenho notado actualmente uma grande publicidade à  criação de Blogs , seja por motivos profissionais  – como uma forma de  ganhar dinheiro  – seja por motivos pessoais – gostar de escrever e poder levar as suas ideias ao mundo. Nunca os  Blogs  foram tão populares na Internet e cada vez mais pessoas e empresas querem criar um  Blog do zero  para desenvolverem os seus negócios e divulgação dos seus produtos. Qualquer que seja o motivo que leva a querer  criar um Blog do zero , a verdade é que não tão simples assim configurar um Blog, usar as ferramentas adequadas e escrever, para poder atrair muitas pessoas ao seu Site/Blog e assim poderem ver o seu produto. Eu confesso que quando iniciei com esta história de ter um  Blog , porque foi sempre um forte desejo, como forma de promover a área do fitness, saúde e bem-estar, não tinha qualquer informação acerca de como criar. Fiz como a maioria das pessoas. Pesquisei na Internet, configurei passo-a-passo, conforme as instruções